• Carregando...

O racionamento nem completou uma semana e já dá sinais de que não será suficiente para amenizar o grave problema de estigem que Curitiba atravessa. O consumo de água por parte da população ainda está alto, na avaliação da Sanepar. Os níveis das barragens que abastecem a capital e região metropolitana estão cada vez menores.

A companhia, de posse destes dados, concluiu: "se permanecer o mesmo nível de consumo e não chover, em 45 dias a barragem do Iraí entra em nível crítico". Iraí, assim como a Piraquara I, são as duas principais barragens que abastecem grande parte de Curitiba e região.

O nível de água nestas barragens caiu de terça (8) para quarta-feira (9). Segundo dados da Sanepar, em Iraí diminuiu dois centímetros - está 3,77m abaixo do normal. Na barragem Piraquara I, o nível de água reduziu nove centímetros em um dia.

Previsão de chuva

A chuva, que poderia ajudar a encher os reservatórios, está prevista para esta quinta-feira, quando uma frente fria ingressa no estado. Porém, "o volume de chuva deve ser baixo", alerta Marcelo Bauer, meteorologista do Instituto Simepar. Em Curitiba, região e Litoral, a previsão é de pancadas rápidas de chuva a partir da tarde desta quinta-feira, podendo se estender até o dia seguinte, quando a frente deixa o Paraná.

Companhia estuda medidas para evitar nível crítico em Iraí

A Sanepar informou que os técnicos, juntamente com a diretoria, estão estudando medidas para evitar que a barragem de Iraí entre em nível crítico. A companhia apela, mais uma vez, para que os consumidores reduzam o consumo de água.

Grupo 6

O racionamento de água iniciado pela Sanepar na última sexta-feira, e que não tem prazo para terminar, chegou aos bairros e cidades do Grupo 6 nesta quarta-feira (veja as regiões atingidas).

Grupo 7

Na quinta-feira, a partir de 14h, é a vez do grupo 7. Parte dos bairros Água Verde, Capão Raso, Fanny, Fazendinha, Guaíra, Parolin, Pinheirinho, Seminário e V.Izabel ficarão sem água. Além destes, Santa Quitéria, Lindóia, Novo Mundo e Portão serão afetados de forma integral. O fornecimento de água será reestabelecido aproximadamente às 16h de sexta-feira para os bairros do grupo 7. Ainda na sexta, o grupo 1 volta a ter a água racionada.

Outros grupos do rodízio

As pessoas que ainda não sabem a que grupo seus bairros pertencem podem se informar no site da sanepar. Também podem consultar a escala do rodízio pelo telefone 115, no escritório de atendimento ao público (Travessa Alfredo Bufren, n.º 325, em frente à Praça Santos Andrade) e nos demais escritórios da Sanepar nas Ruas da Cidadania. Deve-se ter sempre o número da matrícula em mãos.

Saiba a quantidade de água que você gasta nas atividades diárias

Dicas para economizar água

Interatividade:

Você, que é dona de casa, comerciante, empresário, etc. - enfim que tem um estabelecimento - como o racionamento de água tem afetado sua vida? Deixe um telefone para um possível contato para uma reportagem. Conte sua história.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]