• Carregando...
Trecho Norte da Linha Verde terá as mesma caracteristicas do trecho Sul: canaleta para uso exclusivo dos ônibus, pistas marginais e vias locais | Valterci Santos - Gazeta do Povo
Trecho Norte da Linha Verde terá as mesma caracteristicas do trecho Sul: canaleta para uso exclusivo dos ônibus, pistas marginais e vias locais| Foto: Valterci Santos - Gazeta do Povo
  • Prefeito Beto Richa recebe a visita do representante do BID, Paulo Carvalho

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou, nesta quinta-feira (23), que vai liberar recursos para as obras da segunda etapa da Linha Verde, entre o bairro Jardim Botânico e o Atuba, em Curitiba. A negociação com o banco começou em março, mas a assinatura do contrato só deve acontecer em 2010, pois o BID atingiu o teto de empréstimos disponíveis para o Brasil em 2009. O valor do financiamento ainda não foi definido, mas deve ficar na casa dos R$ 100 milhões.

Além do dinheiro do BID, as obras de construção do trecho Norte da Linha Verde vão receber recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da própria prefeitura de Curitiba. O especialista do BID, Paulo Carvalho, que acompanha as obras do Programa de Transporte Urbano, esteve em Curitiba e se reuniu com o prefeito Beto Richa (PSDB) para iniciar a negociação.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento urbano de Curitiba (IPPUC), Cléver Teixeira de Almeida, explica que ainda não foi definido o valor do empréstimo, mas deve ficar no mesmo patamar do que vem sendo negociado com a AFD. "Alguns ajuste ainda devem ser feitos, mas os recursos devem ser de cerca de R$ 100 milhões", disse.

Para que o acordo seja assinado é preciso que a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão colegiado que reúne 11 ministérios, dê o seu parecer favorável à negociação. A documentação necessária à análise da Cofiex já foi encaminhada, segundo a prefeitura, à Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (Seain) e está sendo analisada pelo Grupo Técnico de Análise da Cofiex.

Com o processo com a AFD já está mais adianta, a prefeitura esperar assinar o contrato com a agência ainda este ano. Com a liberação dos 37 milhões de euros - cerca de R$ 100 milhões - previstos no acordo, a licitação para a obra seria aberta no início do próximo ano e construção do novo trecho começaria até meados de 2010. Depois disso é que o município fecharia o contrato com o BID, para dar continuidade da obra em 2011.

"A estrutura principal, canaletas, pistas marginais e vias locais devem ser construídas com os recursos do primeiro financiamento, com a AFD. Já os recursos do BID devem ser usados nos complementos do projeto, como alguns binários e até compensações ambientais da obra", explicou. Linha Verde Norte

Semelhante à primeira etapa da Linha Verde, implantada desde o Terminal Pinheirinho até antes do Centro Politécnico, o novo trecho terá uma canaleta para uso exclusivo dos ônibus, pistas marginais e vias locais, formando um trinário. O trecho, onde a antiga BR-116 dará lugar a uma avenida urbana, terá oito quilômetros de extensão, partindo do ponto sob a passarela do Centro Politécnico até o Atuba.

Estão previstas obras de ampliação dos viadutos das Avenidas Afonso Camargo e Vitor Ferreira do Amaral e quatro trincheiras. Além do binário formado pelas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, serão implantados binários junto as estações Atuba, Solar e Fagundes Varela. Outras três estações para embarque e desembarque estão previstos no projeto: Jardim Botânico, Tarumã e Vila Olímpia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]