Na pesquisa do Datafolha, 58% dos advogados disse ser contrário à adoção de cotas raciais para ocupação de cargos nos escritórios.
Na pesquisa do Datafolha, 58% dos advogados disse ser contrário à adoção de cotas raciais para ocupação de cargos nos escritórios.| Foto: Pixabay

Levantamento feito pelo Datafolha, divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra que maioria dos advogados brasileiros não concorda com a adoção de sistema de cotas raciais dentro dos escritórios de advocacia. Dentre os 303 entrevistados pela pesquisa, 58% se declarou contrário à adoção de cotas raciais para ocupação de cargos de liderança nos escritórios e 40% disse apoiar. O restante dos advogados respondeu ser indiferente ou não soube se posicionar diante da proposta.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

O levantamento também quis saber a posição dos advogados em relação às cotas de gênero. A maioria (61%) respondeu não concordar com a medida, e 38% declarou ser favorável. Outros 4% disseram ser indiferentes ou que não sabiam responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de fevereiro e 8 de março de 2021. Foram entrevistados 303 advogados de cinco regiões brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.