Sede da Fiesp. Entidade divulgou uma nota em defesa da liberdade de expressão.
Sede da Fiesp. Entidade divulgou uma nota em defesa da liberdade de expressão.| Foto: Julia Moraes/Fiesp.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou nesta quinta-feira (25) uma nota em defesa da liberdade de expressão. A divulgação da nota ocorre após a operação da Polícia Federal contra oito empresários que teriam, supostamente, defendido um golpe de estado, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições.

A entidade já havia sido criticada por integrantes do setor industrial por ter promovido um manifesto pela democracia. Além disso, também teria recebido críticas por não se manifestar em defesa da liberdade de expressão após a operação contra os empresários, informou o Estadão.

Nesta quinta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, sem citar a operação da PF, que “respeitar democracia” é diferente de assinar “cartinha”. O mandatário ressaltou que "honrar a Constituição, em especial direitos e garantias fundamentais, é o que diferencia democratas de demagogos".

Sem fazer críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) ou citar a operação, a instituição reforçou que a defesa da liberdade de expressão “está implícita” na defesa da democracia. "Na defesa do Estado Democrático de Direito feita pela Fiesp e outras entidades, está implícita, obviamente, a defesa de todos os seus pilares, o que inclui a liberdade de expressão e de opinião e imprensa livre", diz a nota da Fiesp. "Esses são valores inegociáveis", ressalta a entidade ao encerrar a nota.