ESPAÇO KIDS
Imagem ilustrativa| Foto: bigstock

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) liberou nesta segunda-feira (5) uma ferramenta virtual de busca para facilitar a adoção tardia no Brasil. Pretendentes habilitados no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) já podem acessar informações e fotos de crianças em acolhimento, por meio da Busca Ativa Nacional. O anúncio da ferramenta havia sido feito em maio.

O objetivo é aumentar as chances de crianças que estão em acolhimento de encontrarem uma família. Os pretendentes podem verificar fotos e vídeos das crianças e adolescentes, além das descrições. A ferramenta foi disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

As informações disponibilizadas precisam de uma autorização judicial e de manifestação de interesse da criança ou do adolescente – quando forem capazes de autorizar a utilização de imagem e dados. “Oportunidade para que mais de duas mil crianças que não conseguem ser vinculadas pelos sistemas – por serem mais velhas, com doenças, deficientes ou grupos de irmãos – conseguirem uma família” , afirmou a pesquisadora do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ) e gestora negocial do SNA, Isabely Mota.

A ferramenta garante a preservação da identidade e imagem da criança e do adolescente, com apresentação somente do prenome, idade e estado do acolhimento. Apenas os pretendentes habilitados terão acesso a essa busca ativa. A procura pela SNA continuará sendo feita, enquanto não for realizada a vinculação por busca ativa.