1º Seminário sobre doutrinação ideológica no ensino no Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados
1º Seminário sobre doutrinação ideológica no ensino no Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados| Foto: Vinicius Loures/CD

A Câmara dos Deputados promoveu nesta quinta-feira (23) o 1° Seminário sobre Doutrinação Ideológica no Ensino, por iniciativa do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). O evento contou com a presença dos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Chris Tonietto (PL-RJ), Bia Kicis (PL-DF), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Sílvia Waiãpi (PL-AP) e com os professores Weverton Guimarães e Ten. Cel. Clécio Teles. “A origem de todos os males está na doutrinação. E minha principal missão como deputado federal será mostrar aos pais como a doutrinação tem afastado seus filhos da família e destruído suas mentes”, disse Gayer.

Durante o evento, tiveram vários relatos de estudantes e também da veterinária Karen Nery, idealizadora do Movimento de Pais e Professores atentos aos Matérias Didáticos. A dona de casa Maria Paula, que chegou a fugir de casa para participar de invasões com grupos de esquerda, também contou sua história.

O ex-presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo específico para o encontro que foi transmitido no local. Segundo Bolsonaro, a doutrinação ocorre "quando uma criança vai para sala de aula, em um espaço onde é refém de alguns poucos professores, e o professor vai doutrinando com coisa que não queremos, e que a família não quer”. E ele ainda enfatizou que “o jovem não pode abrir mão da sua liberdade”.

Além de promover o evento, o deputado Gayer tenta reunir assinaturas suficientes para criar a Frente Parlamentar pela Educação sem Doutrinação Ideológica. Com a iniciativa, o parlamentar pretende acompanhar denúncias de doutrinação ideológica nas escolas, conscientizar pais, estudantes e professores e elaborar projetos com soluções para casos extremos.