“Este produto de limpeza também é para homens”: gênero pode ser obrigatório na publicidade
| Foto: Julio César Velásquez Mejía/Pixabay

Um projeto de lei já aprovado pela Câmara de Deputados quer tornar obrigatória a inserção de avisos sobre igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres na publicidade. A regra valeria especificamente para propagandas e anúncios de produtos de limpeza,  utensílios domésticos e similares. A proposta segue agora para análise no Senado.

De acordo com o PL 1943/2019, as mensagens de advertência deverão ser inseridas em destaque e de forma legível e de fácil captação. Campanhas publicitárias de órgãos públicos também teriam de conter os avisos, além de promover a responsabilidade compartilhada dentro da família e valorizar o trabalho doméstico.

Segundo a autora do projeto, deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), a intenção do projeto seria evitar estereótipos e reforçar a ideia de equilíbrio na distribuição das atividades domésticas. “As propagandas precisam expressar a igualdade e estimular um imaginário de equilíbrio entre homens e mulheres nas responsabilidades e cuidados em seus lares", disse a deputada.