Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente da Fundação Palmares

Gilmar Mendes remete ação contra Sérgio Camargo para Justiça Federal

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares (Foto: Divulgação / Fundação Palmares)

Ouça este conteúdo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que a Justiça do Trabalho não é a esfera competente para analisar a conduta de Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares. Por decisão de Mendes, agora a ação civil pública vai tramitar em uma das Varas Federais da Seção Judiciária do Distrito Federal. A Reclamação 50114 foi protocolada no STF pela própria Fundação Palmares, que argumentou que a justiça trabalhista não era competente para avaliar o caso.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Em agosto de 2021, o Ministério Público do Trabalho (MPT) pediu o afastamento de Camargo do cargo em razão de denúncias de assédio moral, perseguição ideológica e discriminação contra funcionários da fundação. Em outubro, a 21ª Vara do Trabalho de Brasília determinou que ele deixasse de ser o responsável pelas decisões relacionadas à gestão de pessoas.

Segundo o STF, Gilmar Mendes entendeu “que os pedidos do MPT envolvem a apuração da regularidade de atos administrativos e visam ao afastamento de agente público federal do exercício de suas atribuições legais. Assim, os atos questionados violaram o entendimento da Corte na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3395, na qual se assentou que compete à Justiça Comum apreciar as causas que tratem das relações jurídico-administrativas mantidas entre o poder público e seus servidores”, informou a Corte.

Mesmo assim, Gilmar Mendes determinou que as decisões já tomadas pela Justiça do Trabalho sigam valendo. Com isso, Camargo permanece afastado das funções já citadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.