Justiça determina desligamento de chafariz de condomínio após pedido de morador
Justiça determina desligamento de chafariz de condomínio após pedido de morador| Foto: Tingey Firm/Unsplash

Incomodado com o barulho de um chafariz, o morador de um condomínio no Distrito Federal procurou a Justiça para conseguir mais sossego e foi atendido. A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF acatou o pedido do homem e determinou que a fonte fosse desligada.

Segundo o processo, os autores da ação moram a poucos metros do chafariz, instalado numa piscina infantil. O dispositivo ficaria ligado continuamente todos os dias por 10 horas, e o som alto do jato de água perturbava os moradores. Eles até tentaram resolver o problema por meio de assembleia no próprio condomínio, mas não tiveram resultado e por isso buscaram a Justiça.

O relator do processo, desembargador Arquibaldo Carneiro, lembrou que atualmente, devido à pandemia de Covid-19, o tempo de permanência das famílias dentro de casa é maior, pois muitos estudam e trabalham a partir de suas residências. "Neste contexto, em que os moradores passam grande par te do dia dentro de suas casas, a convivência condominial exige maior tolerância por parte de todos. Em contrapartida, exige-se, na mesma medida, respeito ao silêncio", escreveu em sua decisão.