Ministro da Educação: “Aula presencial é insubstituível”
Ministro da Educação: “Aula presencial é insubstituível”| Foto: Reprodução

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, ressaltou nesta quinta (27) que o MEC está monitorando os efeitos da suspensão das aulas durante a pandemia de Covid-10. Segundo o ministro, o retorno às aulas com segurança é prioridade. “Aula presencial é insubstituível. Todos os equipamentos são importantes, mas a presença de alunos e professores é algo insubstituível na construção do saber”, disse Ribeiro durante a abertura do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP).

Segundo o ministro, o MEC tem se esforçado para promover os protocolos de saúde necessários para uma volta às aulas segura. Ele destacou a importância da vacinação nesse processo. “Nós apoiamos radicalmente o retorno com segurança. Todos queremos o retorno das aulas, mas não a qualquer preço”, disse.

Durante sua fala, o ministro ainda falou sobre o projeto de lei (PL 5595/20) em discussão no Senado que inclui a educação entre as atividades essenciais e que, por isso, não podem ser interrompidas. Segundo o ministro, algumas pessoas têm criticado a proposta por considerá-la abusiva.

“O PL está no Senado sendo debatido. Peço que ajudem na aprovação. Precisamos do apoio da sociedade civil junto aos senadores para termos uma vitória”, disse. Segundo o ministro, há um decreto presidencial nos mesmos termos do projeto de lei em “tramitação final” no MEC.