Nubank calcula que será necessária a contratação de aproximadamente 2 mil negros até 2025
Nubank calcula que será necessária a contratação de aproximadamente 2 mil negros até 2025| Foto: Divulgação / Nubank

O banco digital Nubank anunciou nesta quarta-feira (10) um plano para garantir, em cinco anos, um ambiente de trabalho com um quadro geral de 30% de funcionários negros. Em cargos de gerência, o índice desejado é de 22% até 2025. A instituição calcula que será necessária a contratação de aproximadamente 2 mil negros até essa data. Hoje, de acordo com a empresa, 23% de seus colaboradores são pretos ou pardos - conforme a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, enquanto entre nos cargos de chefia o porcentual é de 18%.

Segundo Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, que havia declarado em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que seria difícil encontrar lideranças negras e que não se podia "nivelar por baixo (a equipe)", o episódio serviu para a empresa refletir sobre o tema.

Dentre as 2 mil contratações previstas até 2025, explicou o Nubank, mais de 500 serão destinadas ao time de engenharia, pelo menos 150 para vagas de analistas de negócios e mais de 250 para posições de gerentes de produto, designers e cientistas de dados.

A empresa disse ainda que a realização do censo organizacional é parte de um plano de ação dedicado à questão do racismo, divulgado pela instituição em novembro de 2020, já na esteira das ações do banco após as declarações de Cristina ao Roda Viva.