Para STJ, guarda compartilhada deve ser adotada nos casos em que pais residem em cidades, estados e até países diferentes.
Para STJ, guarda compartilhada deve ser adotada nos casos em que pais residem em cidades, estados e até países diferentes.| Foto: Kelli McClintock/Unsplash

O regime de guarda compartilhada dos filhos deve ser aplicado mesmo quando os pais residem em cidades diferentes. O entendimento é do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao analisar uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O TJ havia dado a guarda unilateral à mãe, sob o argumento de que o pai morava em outra cidade.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Para os ministros do STJ, não existe nenhum impedimento legal para que a guarda compartilhada seja adotada nos casos em que pais residam em cidades, estados e até países diferentes. A relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, lembrou que hoje, as tecnologias permitem que a responsabilidade pelos filhos seja exercida a distância. A magistrada ainda ressaltou que a guarda compartilhada não só é o regime de preferência, mas sim obrigatório no caso de divórcios com filhos. Apenas em raras exceções, a Justiça pode decidir pela guarda unilateral, como nos casos de  suspensão ou a perda do poder familiar.

"A guarda compartilhada impõe o compartilhamento de responsabilidades, não se confundindo com a custódia física conjunta da prole ou com a divisão igualitária de tempo de convivência dos filhos com os pais", explicou a ministra em seu voto.