Pesquisa mostra que mais de 30% dos estudantes paulistas sofre bullying. Imagem ilustrativa.
Pesquisa mostra que mais de 30% dos estudantes paulistas sofre bullying. Imagem ilustrativa.| Foto: Timothy Eberly/Unsplash

Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna indica que três em cada dez estudantes do estado de São Paulo afirmam ter sofrido algum tipo de bullying. Durante a pesquisa, foram ouvidos 110 mil estudantes do 5º ao 9º do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio matriculados em escolas da rede estadual paulista de ensino. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Para o estudo, os estudantes responderam a questões sobre como se sentiam em diversas situações do ambiente escolar. Conforme os dados da pesquisa, 29,72% dos alunos entrevistados disseram ter sido alvo de zombarias, intimidações ou humilhações.

Entre os motivos mais comuns para as agressões, estão a aparência do corpo, com 16,1%, e do rosto, com 14,5%. Na sequência, os motivos mais frequentes para as humilhações são cor ou raça (8,1%), religião (7,3%), orientação sexual (6,5%) e origem geográfica (6,2%).

O estudo servirá de base para orientar ações governamentais para fortalecer as competências socioemocionais dos alunos paulistas, como persistência, autoconfiança, empatia e tolerância ao estresse.

Leia também: Mais da metade da população concorda com reabertura das escolas, aponta Datafolha