Nas escolas municipais de Marechal Cândido Rondon, turmas da educação infantil 4 até o quinto ano do ensino fundamental já voltaram à sala de aula
Mais da metade da população concorda com reabertura de escolas, diz Datafolha| Foto: Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha apontou que 53% da população brasileira concorda com a reabertura das escolas, ao menos de forma parcial. Outros 46% preferem que centros de educação permaneçam fechados. Apenas 1% dos entrevistados não soube opinar.

Dos entrevistados favoráveis à abertura das escolas, 28% apoia a reabertura parcial, 18% concorda com o funcionamento das escolas, desde que haja fechamento nas fases mais restritivas da pandemia e 7% apoia a reabertura sem restrições, segundo a pesquisa.

Os dados também mostram que a volta às aulas tem maior resistência entre as mulheres (48%) do que entre os homens (43%). Entrevistados com menos escolaridade e renda também são os que mais apoiam o fechamento das escolas durante a pandemia. Segundo o levantamento, 53% dos que cursaram até o ensino fundamental concordam com o fechamento. Entre os entrevistados com curso superior, esse índice cai a 41%.

Para a obtenção dos dados, 2.017 pessoas, todas com mais de 16 anos, foram entrevistadas pelo Datafolha entre os dias 11 e 12 de maio. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Leia também: 5 consequências da suspensão prolongada das aulas para alunos das escolas públicas