Projeto prevê espaços de escuta em escolas para evitar sofrimento psíquico .
Projeto prevê espaços de escuta em escolas para evitar sofrimento psíquico .| Foto: Timothy Eberly/Unsplash

Foi aprovado esta semana na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados um projeto de lei que torna obrigatório que escolas e educadores atuem na prevenção e identificação de sofrimento psicológico dentro do ambiente escolar. O projeto cria o Programa Nacional de Prevenção do Sofrimento Psíquico no Âmbito Escolar e passará por avaliação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de poder ser votado.

>> NOVIDADE: faça parte do nosso canal no Telegram: https://t.me/joinchat/dnHqpcbNSdo3ZGNh

Conforme o texto do Projeto de Lei 563/20, professores e educadores serão capacitados para poder identificar sinais de sofrimento psíquico. Um espaço específico para escuta e acolhimento dos alunos também deverá ser criado em cada instituição de ensino. A proposta prevê ainda a realização de reuniões periódicas sobre o tema com pais e responsáveis.

Como justificativa, o projeto aponta a existência de um número preocupante de casos de jovens que cometem atos de violência contra si mesmos. Com a capacitação e o acolhimento, diz o projeto, seria possível tentar evitar essas ocorrências, identificando casos de risco e realizando o encaminhamento á ajuda especializada.