Conta do jornalista na rede social Twitter aparece como “retida”.
Conta do jornalista na rede social Twitter aparece como “retida”.| Foto:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (6) o bloqueio das redes sociais do jornalista Oswaldo Eustáquio por suposto incentivo a manifestações antidemocráticas no dia 7 de setembro, informou o jornal "O Globo".

Simpatizantes e opositores do chefe do Executivo planejam protestos em vários lugares do país no feriado da independência. Até agora, Eustáquio teve o seu perfil no Twitter bloqueado.

Na rede social, o jornalista havia se manifestado afirmando que "dia 7 precisa ser gigante". Ele ainda havia compartilhado declarações do caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como "Zé Trovão", responsável por articular protestos em favor do impeachment dos ministros da Corte no próximo dia 7 de setembro.

Eustáquio realizou transmissões ao vivo com o caminhoneiro, alvo de um inquérito do Supremo que apura a existência de grupos criminosos que atuam contra a democracia, um desdobramento do inquérito dos atos antidemocráticos, encerrado em julho, e do qual o jornalista também foi alvo.

Oswaldo foi preso em junho de 2020 por determinação do ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito que apurava manifestações antidemocráticas. Ele acabou sendo transferido para o regime domiciliar em janeiro de 2021.