O presidente da Republica em exercicio, Dias Toffoli, durante entrevista coletiva, no Palacio do Planalto. (O presidente da Republica em exercicio, Dias Toffoli, durante entrevista coletiva, no Palacio do Planalto., ASCII, 110 components, 110 by
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli pediu vista neste sábado (18) no julgamento que vai decidir se é constitucional a concessão de prisão especial a pessoas com diploma de ensino superior, prevista no Código de Processo Penal. Com o pedido de Toffoli para mais tempo de análise, o julgamento, que é analisado no plenário virtual, foi suspenso.

Não há previsão de uma nova data para a retomada do julgamento pela Corte, informou o Estadão. O caso só voltará a ser pautado após a liberação pelo gabinete do ministro. O questionamento sobre o benefício chegou à Corte em 2015, por meio de ação ajuizada pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, votou nesta sexta (18) pela inconstitucionalidade do direito à prisão especial para quem tem ensino superior. Até o momento, somente Moraes e a ministra Cármen Lúcia, que o acompanhou, votaram.