• Carregando...

Com praticamente nada acordado, a Conferência do Clima (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece no Catar, não pode ser finalizada ontem.

Os três principais objetivos – extensão do Protocolo de Kyoto para um segundo período de compromisso; conclusão do grupo de trabalho sobre cooperação de longo prazo e definição de uma guia sobre o que deve ser o novo tratado climático – mantinham opções em aberto para a decisão ministerial.

Como definiu um membro da delegação brasileira, pela primeira vez na história das COPs, toda a pressão da decisão estava sobre os países desenvolvidos, que punham entraves para pôr dinheiro na mesa, ou ao menos um plano de como vão distribuir recursos; para trazerem metas mais ambiciosas de redução das emissões; e até sobre os princípios básicos que devem nortear o novo regime climático. As finanças permanecem como grande entrave. Países em desenvolvimento pedem um compromisso de doação de US$ 60 bilhões até 2015. Desenvolvidos dizem não podem oferecer isso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]