• Carregando...
Rapper Psy, cantor sul-coreano | Divulgação
Rapper Psy, cantor sul-coreano| Foto: Divulgação

Denúncias

Tavarez recomenda às pessoas que virem animais silvestres sendo vendidos em beira de estrada ou em outros locais devem denunciar a polícia. Situações em que aves estão em gaiolas sem autorização dos órgãos competentes, caçadores empunhando armas de caça - ou qualquer outro tipo de atividade suspeita - podem ser denunciadas pelo telefone 0800 643 0304. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar para denunciar o crime.

Um acampamento utilizado por caçadores foi destruído nesta segunda-feira (24) pela Polícia Ambiental no litoral do estado. O local de hospedagem improvisada havia sido encontrado na última sexta-feira (21), no interior do Parque Nacional Saint Hilaire/Lange e servia como esconderijo de munições e mantimentos para praticantes da caça ilegal.

A polícia chegou ao local depois de encontrar uma pessoa que caçava no parque. O homem foi preso com duas armas de fogo que eram utilizadas para abater animais silvestres. Ao chegar ao local em que o caçador acampava, os policiais encontraram munições de diferentes calibres, além de penas e pelos de animais mortos. A barraca foi incediada pelos policiais para não ser utilizada novamente.

Pássaros

A Polícia Ambiental localizou nesta segunda-feira (24) 19 pássaros silvestres presos em gaiolas na garagem de uma residência na Ilha dos Valadares, no litoral do Paraná. Os animais foram levados ao continente e soltos no entorno do Parque Saint Hilaire/Lange. As gaiolas foram destruídas.

Os policiais encontraram os pássaros em uma patrulha de rotina. No mesmo dia, os agentes já haviam apreendido uma espingarda de caça e prendido um homem em flagrante por crime ambiental às margens do parque, na região do continente.

O comandante da Companhia Ambiental do Litoral, capitão Durval Tavarez Júnior, aponta que de três a sete armas de caça são apreendidas por semana no litoral do Paraná. "As pessoas que forem flagradas nesse tipo de crime são presas e precisam pagar fiança entre R$ 500 a R$ 5 mil para serem libertadas", diz.

O parque

A área de preservação nacional Saint Hilaire/Lange tem 24,5 mil hectares. Ela abrange a região da Serra da Prata, formada por quatro municípios: Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá. Na região, diversas plantas ameaçadas de extinção são preservadas, como o Palmito Jussara, Canela-Preta e Imbuia. Entre os representantes dos animais ameaçados que habitam o parque estão a onça pintada, a jaguatirica, a suçuarana e o papagaio-da-cara-roxa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]