• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Devidamente agasalhados, Baby, 8 anos, e Yuki, 7, vieram do Hauer, onde vivem, para participar do passeio ciclístico “Pedala Bicho”, evento que aconteceu nesse domingo (22), no Centro Cívico. Acomodados confortavelmente na cesta da bicicleta, os dois estavam atentos a toda a movimentação de outros cachorros que também acompanhavam as pedaladas de seus tutores.

Essa foi a primeira edição do “Pedala Bicho”, organizado pela Rede de Proteção Animal, um programa da Prefeitura de Curitiba em parceria com diversas ONGs e protetores independentes. Além da oportunidade de pedalar com os pets, o evento contou com outras ações, como microchipagem gratuita, avaliação bucal em cães, dicas de adestramento e feira de adoção de animais.

“Ventinho”

Rosimeire Almeida, 46, tutora de Baby e Yuki, contou que ambos foram acostumados a andar de bicicleta desde pequenos e curtem bastante os passeios. Para garantir a segurança dos peludos, ela arruma a cestinha com cobertores e mantêm os bichos presos ao guidão pela guia da coleira.

“Eles gostam do ventinho, ficam bem quietinhos, olhando para todos os lados”, disse. Acostumados desde cedo aos passeios, eles não enjoam, mas Rosimeire aconselha quem quiser começar a pedalar na companhia de seus pets a não alimentar o animal pelo menos uma hora antes do passeio.

Em alguns casos, a satisfação com o passeio é tanta que o próprio bicho “pede” para andar de bicicleta, garantem os tutores. É o caso de Luke, de 3 anos. Segundo Ariane Oliveira, 30, e Rafael Garcia, 30, quando vê a bike, o cachorro salta e se agita para ir junto. “Desde que ele começou a sair com a gente de bicicleta, ficamos até mais animados para pedalar”, contou Ariane.

Rede de Proteção Animal

A Rede de Proteção Animal desenvolve políticas públicas em prol da defesa e proteção animal. De acordo com Ana Paula, a Secretaria do Meio Ambiente é responsável por disponibilizar castrações gratuitas a protetores de animais independentes e a população de baixa renda. “Nos últimos 2 anos realizamos em torno de 7 mil castrações. A expectativa é de que com o novo processo que já está tramitando, que deve ser retomado no início do ano que vem, realizemos 7 mil castrações em um período de aproximadamente seis meses”, comenta.

A Rede também fiscaliza denúncias referentes aos maus-tratos e comércio ilegal de animais. Ela oferece a microchipagem gratuita e incentiva as ações que visam à adoção, à guarda responsável e realiza ações de educação ambiental sobre a fauna.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]