• Carregando...

A campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi prorrogada no Paraná até o dia 6 de setembro. No sábado (25), foi realizada a segunda etapa da vacinação em todo o país. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o balanço parcial da vacinação mostra que 86% das crianças de 0 até 5 anos receberam a segunda dose na vacina no sábado, em todo o estado.

O balanço final da vacinação será divulgado somente no dia 11 de setembro. A campanha foi prorrogada porque a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde não foi atingida. No Paraná, são 920 mil crianças que devem receber a vacina.

Curitiba

Em Curitiba, a vacinação de sábado superou a meta do Ministério da Saúde. Segundo a prefeitura, 98,4% das crianças menores de 5 anos receberam a segunda dose da vacina. No total, foram 120.629 crianças imunizadas.

A doença

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, caracterizada pela paralisia flácida, acompanhada de febre. Ataca os membros inferiores e faz com que a criança perca a sensibilidade e os reflexos no membro atingido. A doença se propaga principalmente por contato direto entre pessoas.

Os principais fatores que favorecem a transmissão são más condições habitacionais, higiene pessoal precária e grande densidade populacional. A poliomielite ainda não está erradicada no mundo. Na Europa, Austrália, América do Norte e a América do Sul a doença já está erradicada, mas ainda há focos ativos na África e Ásia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]