• Carregando...
Humorista e empresário Bismarck Fugazza foi preso no Paraguai, nesta sexta-feira (17)
Humorista e empresário Bismarck Fugazza foi preso no Paraguai, nesta sexta-feira (17)| Foto: Reprodução

O canal Hipócritas fez uma live na noite desta sexta-feira (17) confirmando a prisão do humorista Bismarck Fugazza no Paraguai mais cedo. Segundo os humoristas Paulo Souza e Augusto Pacheco, Fugazza foi alvo de operação da polícia do Paraguai, e, por não estar com o pedido de asilo autorizado, foi levado à Polícia Federal no Brasil, onde aguarda os trâmites da prisão preventiva.

Fugazza havia saído do Brasil em dezembro do ano passado para não ser preso, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele participava de manifestações pró-Bolsonaro e contra a posse do então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E também esteve no acampamento em frente ao QG do Exército, em Brasília.

“O que a gente sabe, até o momento, é que ele está no Brasil com a Policia Federal, e agora vai aguardar os trâmites da prisão preventiva”, afirmam os humoristas.

Os humoristas disseram ainda que consultaram advogados e ouviram que “não existe nada ainda formalizado” e, segundo eles, a “prisão é ilegal”.

“Não existe devido processo legal para prender, não existe nada formalizado e não sabemos qual a acusação. Talvez o envolvimento em manifestações do ano passado, o que se especula é atos antidemocráticos ou crimes de opinião, alguma coisa desse tipo”, disseram.

Na live, os humoristas também informaram que o jornalista Oswaldo Eustáquio estava com Bismarck no Paraguai, e era um dos alvos da ação policial, mas, por estar com o pedido de asilo, não foi detido.

Humoristas denunciaram Moraes na Corte Interamericana

Em dezembro do ano passado, antes de Alexandre de Moraes decretar a prisão dos humoristas, Bismarck Fugazza e Paulo Souza denunciaram o ministro à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Eles acusaram o magistrado de violar “os direitos de liberdade de expressão” no país, com “várias prisões temporárias decretadas ilegalmente”.

Na ação, eles também denunciaram a aplicação de multas aos brasileiros e restrições nas redes sociais, sem o devido processo legal.

O canal Hipócritas ficou conhecido por seu humor crítico e conservador, e acumula mais de 1,5 milhão de inscritos no YouTube. Conheça mais sobre a história do canal aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]