i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
religião

Catedral é reaberta aos curitibanos

Após ficar fechada por três meses, igreja retoma as atividades religiosas com festejos dedicados à padroeira de Curitiba

  • PorEllen Miecoanski
  • 06/09/2012 18:44
Catedral estava iluminada para reinauguração nesta quinta-feira (6) | Walter Alves/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Catedral estava iluminada para reinauguração nesta quinta-feira (6)| Foto: Walter Alves/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Fieis lotaram a Catedral após revitalização
  • Detalhes na fachada da Catedral receberam cuidados especiais
  • Cerimônia religiosa marcou a reabertura da Catedral de Curitiba
  • Dom Moacyr Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba, ao lado do Luciano Ducci e Flávio Arns, vice-governador e secretário de Educação do Paraná
  • Bispo abençoou a igreja
  • Prefeito e governador conheceram as novas instalações da catedral

A reabertura da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz do Pinhais, mais importante igreja católica do Paraná, trouxe aos curitibanos som, luz e muita emoção na noite desta quinta-feira (6). Centenas de pessoas emocionadas acompanhavam do lado de fora do prédio -- que ainda cheira a tinta -- o ato cívico que marcou o início da cerimônia. Ao som da Banda Lyra, cantaram o hino nacional e viram a catedral ficar mais iluminada. Um presente para Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade.

As portas foram abertas em conjunto pelo bispo dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba, o governador do Paraná, Beto Richa, o cônego Genivlado Ximendes da Silva, responsável pela catedral, além dos sócios da empresa G Arquitetura, responsáveis pelas obras na catedral. Com todos os espaços da igreja ocupados, inclusive as tribunas que foram reabertas após muitos anos fechadas, iniciou-se a parte litúrgica do evento, com missa e dedicação do altar e ambão, lugar onde é feita a leitura da Bíblia.

"É uma alegria imensa viver esse momento histórico e queremos dedicá-lo e agradecer à nossa padroeira por isso", disse dom Moacyr ao público. Ainda do lado de fora era possível perceber a ansiedade e emoção de quem acompanhou de perto as etapas da obra que deixou o "quartel-general" da arquidiocese de cara nova.

Visivelmente emocionada Maria Aparecida Gonçalves, aposentada de 74 anos que frequenta a catedral há mais de duas décadas, comparou a experiência da dedicação ao nascimento de um filho. "É uma prova da intercessão de Nossa Senhora, já que a obra era muito cara. Estou bastante emocionada." Depois que entrou, a expressão era: "me sinto na antessala do céu. Tudo era tão apagado e agora conseguimos enxergar os detalhes."

Veja fotos da reinauguração da Catedral

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    Fim dos comentários.