• Carregando...
Segundo o Simepar, 18,4 milímetros de chuva caíram nos primeiros 30 minutos de temporal, na terça-feira (30), em Curitiba | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Segundo o Simepar, 18,4 milímetros de chuva caíram nos primeiros 30 minutos de temporal, na terça-feira (30), em Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Chuva continua, mas previsão indica melhora do tempo a partir desta 5ª

A previsão ainda é de chuva forte para parte do Paraná na tarde desta quarta-feira (1º.). Novas áreas de instabilidade se deslocam no Paraguai e, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, há alerta para a altos índices de precipitação na região Central, no Norte, no Noroeste e também no Oeste – uma das áreas mais prejudicadas pelas chuvas, que já duram uma semana. Leia matéria completa.

Cerca de quatro mil imóveis continuavam sem luz em Curitiba e na região metropolitana (RMC), informou nesta quarta-feira (1°.), por volta das 19h, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). O problema ocorre desde o início da noite desta terça (30), quando uma forte tempestade atingiu a região e chegou a afetar 30 mil unidades consumidoras. A previsão da companhia é de que o fornecimento se restabeleça até as 21 horas desta quarta.

Conforme a Copel, a falta de energia na capital afeta ainda 400 domicílios. Além de Curitiba, outras 3,4 mil unidades continuam com problemas na área sul da Região Metropolitana, em Araucária e Fazenda Rio Grande.

Até o início desta manhã desta quarta (1º.), a falta de luz no bairro Pinheirinho afetou atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funcionou de maneira parcial até as 8h30. Até este horário, as equipes da UPA realizavam atendimento apenas de pessoas em estado mais grave, com o apoio do gerador de emergência. Pessoas com problemas de saúde moderados eram orientados a procurar outras unidades de serviço de saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pacientes de urgência e emergência que já estavam internados na UPA quando o problema começou foram transferidos para o Hospital do Idoso, outros hospitais e outras unidades de saúde de Curitiba. Por volta das 9 horas, o atendimento no local já havia sido totalmente normalizado.

Segundo a Copel, várias equipes trabalham para a recuperação do fornecimento de energia. A perspectiva é de que o serviço volte ao normal ainda na tarde desta quarta.

Número de atingidos mais que triplica, aponta Defesa Civil

O número de pessoas atingidas pela onda de instabilidade que tomou conta do Paraná há uma semana mais que triplicou entre esta terça e quarta-feira. Segundo boletim da Defesa Civil divulgado ao meio-dia desta quarta, a quantidade de afetados passou de 10.794 para 13.097.

A cidade de Bom Jesus do Sul, no Sudoeste, decretou estado de emergência. A região é uma das mais atingidas pelas chuvas. Na cidade, 1,2 mil pessoas tiveram algum tipo de prejuízo. Três casas ficaram danificadas.

Na mesma região, a cidade de Francisco Beltrão registrou vários estragos, e 110 famílias tiveram que deixar suas casas.

A Defesa Civil local informou, nesta manhã, que apesar dos prejuízos detectados, a situação está se normalizando no município. Mesmo com chuva durante toda a madrugada, o nível do rio Marrecas, que corta a cidade, recuou cerca de 60 centímetros, caindo de 8,84 metros para 8,21 metros. "Desta vez recebemos o alerta da defesa civil nacional com tempo hábil e, por isso, muitas famílias conseguiram sair a tempo. Os danos foram menores", declarou o secretário de urbanismo de Francisco Beltrão José Carlos Vieira, em uma comparação com as chuvas de junho, a maior em 40 anos na cidade. Na ocasião, o mau tempo afetou 450 pessoas. Somente no setor público os danos superaram R$ 4,5 milhões.

No total, 42 municípios foram afetados pelas chuvas da última semana no estado. Em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, 180 pessoas foram afetadas com alagamentos e duas casas foram danificadas.

Ainda permanecem desalojadas 18 das 53 pessoas que tiveram de deixar suas casas: oito em Nova Tebas, seis em Peabiru e quatro em Santo Antônio da Platina. O número de residências danificadas em todo o estado subiu de 282 para 317, segundo a Defesa Civil.

Curitiba

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a Defesa Civil da cidade atendeu duas ocorrências na noite desta terça-feira. Os dois casos foram de destelhamentos, sendo uma casa no Pilarzinho e outra no Abranches. Ninguém ficou ferido. Os moradores também não tiveram que sair das casas. Para encobrir as residências, o órgão usou 480 metros quadrados de lona.

A Secretaria Municipal de Meio Ambientou contabilizou ainda sete quedas de árvores. Também houve chamados para dois galhos caídos e três galhos pendurados. Os casos foram nos bairros São Braz, São João, Santa Felicidade, Orleans e Parolin. As ocorrências não deixaram feridos, e também não houve danos a veículos e edificações.

Estradas

As chuvas da última semana provocaram ainda a interdição parcial da PR-492, entre Rondon e Paraíso do Norte, na ponte sobre o Rio Ivaí. Segundo a Defesa Civil, o tráfego no local é controlado por agentes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e por policiais rodoviários estaduais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]