• Carregando...
Cometa Halley passa pelo Sistema Solar e causa uma chuva de meteoros desencadeada por seu rastro de poeira | Divulgação/Grupo Marista
Cometa Halley passa pelo Sistema Solar e causa uma chuva de meteoros desencadeada por seu rastro de poeira| Foto: Divulgação/Grupo Marista

Quem foi Halley?

O cometa Halley é o mais famoso dos cometas. Seu nome é uma homenagem ao astrônomo inglês Edmond Halley (1656-1742), que foi o cientista responsável por desvendar sua órbita. De acordo com Oliveira, existem cometas maiores e até mais bonitos que o Halley, mas ele tem chamado a atenção da humanidade desde 239 a.C. "Por isso toda essa obsessão com o cometa", afirma.

Serviço

Evento: "Chuva de Meteoros do Cometa Halley"

Datas: 18/10, 25/10, 01/11 e 08/11

Horário: sempre às 16h

Valor: R$ 28 (inteira) e R$ 14 (meia-entrada)

Local: FTD Digital Arena

Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho

Mais informações: (41) 3271-6322

A chuva de meteoros do cometa Halley, que passa pelo Sistema Solar somente a cada 76 anos, pode ser vista a olho nu até 29 de outubro. Causado pela entrada das poeiras deixadas para trás pelo cometa na atmosfera da Terra, o fenômeno é visível todos os anos, nos meses de maio e outubro, e é celebrado por amantes da astronomia como "fogos de artifício cósmicos", devido à beleza visual que proporciona.

O professor de física e astronomia do Colégio Medianeira, João Carlos de Oliveira, explica como o fenômeno acontece e que qualquer um pode ver a chuva de meteoros. "As partículas de poeira deixadas pelo Cometa ao longo das suas aparições são atraídas pela Terra sempre que o planeta atravessa a sua órbita, o que acontece duas vezes por ano. Uma no primeiro semestre, no início de maio, tendo o ponto de referência na Constelação de Aquarius, dando origem à chuva de meteoros conhecida como Eta Aquarídeos. A outra acontece geralmente no mês de outubro, com o ponto de origem na Constelação de Órion e, por isso, é chamada de Oriónideas", lembra Oliveira.

De acordo com o especialista, o ápice da chuva de meteoros acontece nos dias 22 e 23 de outubro, quando será possível ver até 20 meteoros por hora. "Quem quiser observar o fenômeno, basta ir para uma região escura, longe dos centros urbanos, e vislumbrar o céu a partir das 22h30, até o dia 29 de outubro", explica Oliveira.

Viagem pelo planetário

Para mostrar o espetáculo visual de perto, o Planetário Digital FTD, do Grupo Marista, o primeiro de seu tipo na América Latina, vai oferecer quatro sessões da simulação do fenômeno. A última aparição do Cometa Halley aconteceu em 1986 e a próxima está prevista para 2061, com possibilidade de visualização em praticamente todo o planeta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]