• Carregando...

A chuva forte se espalhou, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão ligado à Prefeitura, e toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção a partir das 17h25 desta terça-feira (18). No horário, foram colocadas em atenção as zonas Leste, Sudeste e Sul, além da Marginal Pinheiros. Às 17h10, o CGE já havia colocado preventivamente em estado de atenção as zonas Norte e Oeste de São Paulo, além do Centro e da Marginal Tietê. Pancadas de chuva atingiam os extremos das regiões norte, como Tremembé e Perus, no horário, segundo o CGE.

Com o estado de atenção em toda a cidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acionou imediatamente o seu plano emergencial de atendimento às enchentes. Os agentes de trânsito que estavam em serviço foram deslocados para monitorar os principais corredores de trânsito e locais com maior possibilidade de alagamentos, como a Marginal Tietê, a Marginal Pinheiros, o Vale do Anhangabaú e os entornos dos rios Tamanduateí, Aricanduva, Ipiranga e Pirajussara.

A Central de Operações da CET já solicitou o reforço das equipes de campo. As equipes ficarão de prontidão efetuando bloqueios e desvios em ruas alagadas; operando semáforos apagados por falta de energia; e acionando equipamentos e operações especiais de trânsito para que as chuvas e problemas ocasionados por elas não colocassem em risco pedestres e motoristas.

Às 18h30, havia oito pontos de alagamento na cidade, sendo três intransitáveis.

O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, teve de ser fechado por 10 minutos em razão da chuva, das 17h35 até as 17h45. O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, operava de modo visual, apesar da chuva que atingia a cidade. O terminal registrou chuva forte acompanhada de rajadas de vento de 58 km/h.

De acordo com a CPTM, devido às fortes chuvas, uma pane no sistema de alimentação élétrica provocava maiores intervalos na Linha 11-Coral, que liga São Paulo a Mogi das Cruzes.

Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 63 km de congestionamento em toda a cidade de São Paulo às 18h. O índice representava 7,3% dos 868 km de vias monitoradas. O pior ponto de lentidão estava na pista expressa da Marginal Tietê, no sentido Rodovia Ayrton Senna. Quem trafegava pela via encontrava 3,8 km de filas –entre a ponte da Casa Verde até a Rua Azurita.

Na pista sentido Aeroporto de Congonhas do Corredor Norte-Sul (formado pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira Guimarães), o motorista encontrava 3,1 km de congestionamento –entre os viadutos Pedroso e Euclides Figueiredo.

Tempo

Uma grande área de instabilidade que se formou na região central do Estado se deslocou para a capital, atingindo inicialmente municípios da Grande São Paulo. De acordo com o CGE, choveu muito forte em Jundiaí, Bragança Paulista, Jarinu, São Roque e Atibaia.

No horário, a precipitação era forte entre as cidades de Francisco Morato, Franco da Rocha, Cajamar e Santana de Parnaíba, e alguns pontos de Guarulhos e Juquitiba. Um outro núcleo de chuva forte atingia localizadamente os municípios de Suzano e Ribeirão Pires.

Havia previsão de registro de rajadas de vento, queda de granizo e de formação de alagamentos em diferentes pontos da cidade, segundo o CGE.

Interior de SP

Uma forte chuva caiu em Bragança Paulista por volta das 16h15 desta terça-feira. Foram registrados pontos de alagamento na região central da cidade, Jardim Califórnia e Vila Malva. A cidade sofre também com alagamentos na área rural desde a semana passada e teme que a situação piore ainda mais por causa do temporal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]