• Carregando...

As tempestades e os fortes ventos que chegaram ao Paraná nesta quarta-feira (24) causaram estragos em, pelo menos, sete municípios do estado. O mau tempo afetou 356 pessoas e também danificou 76 residências, segundo consta no boletim divulgado pela Defesa Civil do estado às 9 horas.

De acordo com ao órgão, as chuvas chegaram a desalojar momentaneamente 20 pessoas em Cascavel, no Oeste, que foi a região mais afetada. O município concentrou 270 das 356 pessoas atingidas. As outras cidades que tiveram moradores com algum problema por causa das chuvas foram Corbélia, Toledo e Ubiratã. Pequenos estragos também foram registrados em Araruna, Cafelândia e Pitanga.

A evolução dos temporais foi acompanhada de fortes ventanias no Paraná nesta quarta-feira. No início da manhã, as rajadas chegaram a 75,6 km/h em Palotina, 70,6 km/h em Santa Helena, 70 km/h em São Miguel do Iguaçu e 68 km/h em Toledo.

O maior volume de precipitação durante esta quarta foi mesmo entre o Oeste e o Sudoeste do estado. Na região de Foz do Iguaçu, o acumulado ficou em torno de 72 mm, de acordo com as medições do Instituto Tecnológico Simepar. Próximo a Guaíra, foram 65 mm de chuva acumulado. O nível chegou perto de 47 mm na região de Francisco Beltrão, 35 mm em Guarapuava e 25 mm na região metropolitana de Curitiba. Onde menos choveu foi no Litoral, que teve cerca de 10 mm de chuva concentrada durante o dia.

Sem luz

As condições do tempo chegaram a deixar 26 mil imóveis sem energia elétrica. A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) informou, nesta quinta, que 300 imóveis seguem sem luz, em municípios espalhados pelo Oeste, Sudoeste e Noroeste.

A empresa explica que estes casos demandam trabalhos mais complexos - como troca de postes ou retirada de árvores, por exemplo - e que por isso não foi possível reativar a energia já na quarta-feira. A expectativa é de que a luz seja religada nesta tarde.

Tempo continua instável

De acordo com o Simepar, nesta quinta-feira o tempo permanece instável no Paraná. O risco de temporais diminui mas, mesmo assim, não se descarta a ocorrência de chuvas fortes ao longo do dia, motivo pelo qual é mantido o alerta de acumulado expressivo de chuva, principalmente, no Noroeste.

A máxima nesta quinta deve ficar em torno dos 22°C em Curitiba, 23°C em Telêmaco Borba, 26°C em Paranaguá e Umuarama. A previsão é de que o tempo instável continue até o início da próxima semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]