• Carregando...

As chuvas que atingiram o Paraná neste fim de semana deixaram ao menos 149 pessoas desalojadas. De acordo com a Defesa Civil estadual, foram registrados deslizamentos de terra e alagamentos em várias cidades. Os municípios mais afetados foram Piraí do Sul, Jaguariaíva e Ponta Grossa, todos na região dos Campos Gerais.

Em Piraí do Sul, o nível do rio Piraizinho subiu, alagando casas e ruas da cidade – 100 pessoas ficaram desalojadas e foram para a casa de parentes e amigos. Outras 30 ficaram desabrigadas, precisando ir para um abrigo público. No município de Ponta Grossa, 19 pessoas tiveram que deixar suas casas de forma preventiva pelo perigo de deslizamentos. A Defesa Civil ainda não divulgou o número de pessoas afetadas em Jaguariaíva.

Em Morretes, o nível do Rio Nhundiaquara chegou a 3,4 metros e alagou parte da cidade. De acordo com a Defesa Civil, apesar das áreas alagadas, não há pessoas desalojadas na cidade. Também não houve a necessidade de retirar as famílias de suas casas de forma preventiva.

Chuva ultrapassou os 200 mm nos Campos Gerais

De acordo com o Simepar, o tempo instável e as chuvas do fim de semana foram causados pelo deslocamento de áreas de instabilidade por todo o Paraná. O meteorologista Reinaldo Kneib afirmou que, em várias áreas do estado, os volumes de precipitação registrados de sexta-feira (8) até esta segunda (11) ultrapassaram os 100 milímetros (mm), uma quantidade significativa de chuva, segundo o meteorologista. A maior quantidade de chuva acumulada foi em Jaguariaíva, onde choveu 206,4 mm. Em Nova Fátima, no norte pioneiro, foram registrados 182,4 mm. Nas cidades litorâneas, como Morretes, a precipitação ficou em 100 mm.

Ainda de acordo com Kneib, o tempo permanecerá instável no estado nesta segunda (11) e terça-feira (12) e a chuva continuará de forma intermitente, mas muito mais fraca do que no fim de semana. A partir de quarta-feira (13), o tempo voltará ao normal para este verão – tempo bom, com chuvas isoladas causadas pelo calor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]