• Carregando...

No Norte, chuvas pararam somente no início da madrugada

Depois de uma semana de muito sol em todo o Paraná, as fortes chuvas acompanhadas de vendavais que atingiram o estado na tarde de domingo (8) causaram prejuízos em diversas cidades. Maringá, no Noroeste, Rio Bonito do Iguaçu, na região Central, e Paranaguá, no litoral, foram as cidades mais afetadas, segundo a Defesa Civil.

Em Maringá, cerca de 10 metros do muro do Cemitério Municipal desabaram e 12 árvores caíram, atingindo casas e veículos. Galhos danificaram a rede elétrica, deixando mais de dois mil usuários sem luz. Equipes dos bombeiros, Copel e Prefeitura trabalharam durante toda a madrugada para reparar os danos. Também em consequência do mau tempo, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE)contabilizou oito acidentes de trânsito.

Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais atingida, segundo o capitão Vágner Lúcio dos Santos, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. No município de pouco mais de 15 mil habitantes foi registrado o destelhamento de 12 residências. "Além disso, uma pessoa sofreu ferimentos leves e teve de ser atendida pelo Corpo de Bombeiros, e cinco ficaram desalojadas e tiveram de se abrigar em casas de familiares", conta.

De acordo com o telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, foi a cidade em que as chuvas foram mais intensas. Em poucas horas choveu 116 mm – o que representa quase 80% do esperado para todo o mês. No entanto, nenhum estrago foi registrado na localidade.

Litoral

No litoral do estado, as chuvas começaram por volta das 14h30, de acordo com o capitão Jonas Emmanuel Benghi Pinto, coordenador da 8ª Regional da Defesa Civil, responsável pelos municípios da região. Na cidade de Morretes, 26 turistas, entre eles uma menina de 14 anos, tiveram de ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros depois que o grupo ficou ilhado no Salto dos Macacos, cachoeira de cerca de 70 metros de altura utilizada como tobogã natural. "O trabalho durou cerca de cinco horas e foi realizado por meio de cordas, em um sistema chamado de tiroleza", explica. "Todos foram resgatados e ninguém ficou ferido", conta.

Por volta das 15h30, os fortes ventos e a chuva intensa derrubaram cerca de dez árvores que ficavam próximas ao acostamento da PR-412, que liga Garuva a Guaratuba. No momento da queda, dois carros que passavam no local colidiram, porém sem gravidade. O trecho ficou em meia-pista para a remoção das árvores até as 18 horas, quando finalmente foi liberado. Por conta da interdição parcial, a fila chegou a 20 quilômetros de extensão.

Em Paranaguá, as chuvas alagaram ruas pela cidade, deixando os moradores com a água no nível dos joelhos. Segundo o Bom Dia Paraná, 40 mil moradores ficaram sem luz. Até uma partida do campeonato paranaense que acontecia na cidade, entre Rio Branco e Cianorte, teve de ser interrompida e adiada por causa da forte chuva.

Ainda em Paranaguá, uma árvore caiu sobre uma residência e teve de ser removida pelo Corpo de Bombeiros. Outras quatro árvores estão sendo monitoradas por apresentarem risco de queda. Com a força dos ventos, uma casa foi destelhada, mas não houve registros de desalojados, desabrigados ou feridos na cidade, segundo Pinto.

Nem mesmo o Corpo de Bombeiros escapou dos efeitos do mau tempo. O quartel sede da companhia do litoral, em Paranaguá, teve três computadores e duas centrais de rádio queimados depois de uma descarga atmosférica. Apesar disso, não houve prejuízos para o atendimento ao público pelo número 193.

Curitiba

O temporal que caiu na tarde de domingo também dificultou o trânsito em várias ruas da região central de Curitiba e em outros bairros da capital. Foram registrados pontos de alagamento na Avenida Visconde de Guarapuava, e em ruas do bairro Água Verde. Apesar disso, o capitão Vágner Lúcio dos Santos, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, conta que não foram registrados atendimentos na cidade.

Na região metropolitana, o Corpo de Bombeiros registrou um atendimento em função da chuva na cidade de Araucária, onde uma casa foi destelhada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]