• Carregando...

Os pilotos de aeronaves que chegam ao aeroporto de Maringá não receberão mais as informações sobre as condições do vento para o pouso. A suspensão desse serviço foi ordenada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), da Aeronáutica, com base em Curitiba.

"Há uma não conformidade do equipamento", afirma o capitão do Cindacta II, Leonardo Mangrich. O técnico que opera o equipamento não é certificado pela Aeronáutica. O superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, informou que o técnico é contratado do aeroporto e que o serviço sempre foi feito dessa maneira. Além disso, garantiu que a operação do equipamento nunca apresentou problema.

Tanto o Cindacta quanto os responsáveis pela medição e informação aos pilotos informam que a falta destes dados não apresenta riscos às operações, já que outras informações são passadas ao piloto e o anemômetro é parte de todo um processo de equipamentos e dados. Outras informações continuam sendo passadas aos pilotos em Maringá por rádio, como situação de visibilidade, teto, pista, entre outros.

A crise aérea no aeroporto maringaense ocorre há dois meses. A Nordeste suspendeu os serviços para a Trip Linhas Aéreas alegando ter a receber aproximadamente R$ 450 mil por serviços prestados desde 2006. A Trip não reconhece a dívida e o caso está na Justiça.

Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital, conteúdo exclusivo para assinantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]