i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Polarização

Citada por Bolsonaro, “cristofobia” é tema em ascensão no Congresso

  • Brasília
  • 24/09/2020 10:09
Em 2015, deputados protestaram contra manifestações progressistas
Em 2015, deputados protestaram contra manifestações progressistas| Foto: LAYCER TOMAZ

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) colocou a expressão "cristofobia" na ordem do dia da política ao citar o termo durante seu discurso à assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), veiculado na terça-feira (22). "Faço um apelo a toda a comunidade internacional pela liberdade religiosa e pelo combate à cristofobia", afirmou o chefe do Executivo em um trecho de sua fala.

A perseguição a praticantes de religiões cristãs mencionada pelo presidente passou a fazer parte da agenda do Congresso Nacional nos últimos anos. Desde 2012, o termo "cristofobia" é visto em discursos, debates e propostas do Legislativo brasileiro, em especial na Câmara dos Deputados. A expressão é empregada tanto por quem vê o ataque aos cristãos como um problema a ser combatido quanto por quem considera que tal questão não é uma realidade no Brasil. A atual legislatura, em que há um número maior de deputados declaradamente de direita e conservadores, tem produzido mais ocorrências da utilização do termo.

"Hoje certamente o ambiente é mais propício para falar sobre cristofobia do que na época que me tornei deputado. Em nove anos lutamos muito contra o preconceito contra cristãos, especialmente os evangélicos. No início éramos alguns poucos abnegados", afirmou o deputado Marco Feliciano (Republicanos-SP), que exerce mandato no Congresso desde 2011.

A menção mais antiga a "cristofobia" nos discursos registrados no sistema da Câmara vem de julho de 2012, quando o deputado Roberto de Lucena (Podemos-SP) a utilizou em uma fala no plenário. O parlamentar, que é pastor evangélico, discursava para repudiar um crime de motivação homofóbica ocorrido naquele ano e pedia mais ações contra o preconceito: "Sou contra a homofobia. Sou também contra a heterofobia. Sou contra a xenofobia. Sou contra a cristofobia. Sou contra a ditadura, a ditadura da maioria e a ditadura da minoria, sob quaisquer aspectos. Sou contra a ditadura da imprensa, quando esta se desvirtua, e contra a ditadura religiosa, quando esta se perde em sua razão de ser".

"Há mais cristofobia do que homofobia"

Em maio do ano passado, o deputado Eli Borges (Solidariedade-TO) citou a "cristofobia" durante um debate da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Os parlamentares discutiam um projeto da deputada Maria do Rosário (PT-RS) que prevê punições aos responsáveis pelos chamados "crimes de ódio". O tema é caro à bancada evangélica porque, na avaliação de parlamentares do segmento, pode punir religiosos que tomam decisões de acordo com suas crenças.

"Aliás, eu sou um exemplo claro de que há mais cristofobia no Brasil do que homofobia. Já disse e vou repetir: quando defendi a legislação estadual sobre o tema, tirando termos fortes do tipo 'promover o debate', 'material pedagógico', 'política específica', eu estava preservando a inocência das crianças. Estaria eu sendo homofóbico? Não. E por que não? Exatamente porque ali eu reforçava também a não discriminação", declarou Borges na audiência.

O deputado, que está em seu primeiro mandato, empregou o termo outras vezes durante discursos no plenário da Câmara. Outro estreante na Câmara, Otoni de Paula (PSC-RJ), lançou mão da "cristofobia" em duas ocasiões.

O combate à "cristofobia" foi tema de uma sessão solene realizada em novembro do ano passado na Câmara. O encontro foi requisitado pela deputada Chris Tonietto (PSL-RJ) - que também está em primeiro mandato. A parlamentar é autora de um projeto que modifica o Código Penal para aumentar a pena para crimes cometidos contra a religião. Na justificativa da proposta, Tonietto fala sobre a "cristofobia".

"Bolsonaro pode ter se inspirado em nosso projeto"

A proposta de Tonietto foi apensada a uma proposta em 2015 pelo ex-deputado Rogério Rosso (PSD-DF). Apensar, no jargão do Congresso, é unificar projetos de teor semelhante, para evitar tramitação duplicada. A proposição de Rosso também visava a modificação do Código Penal para ampliar a punição aos crimes de vilipêndio religioso. O ex-deputado também mencionou a "cristofobia" na justificativa de seu projeto: “a intenção desse projeto de lei é proteger a crença e objetos de culto religiosos dos cidadãos brasileiros, pois o que vem ocorrendo nos últimos anos em manifestações, principalmente LGBTS, é o que podemos chamar de ‘Cristofobia’, com a prática de atos obscenos e degradantes que externam preconceito contra os católicos e evangélicos”.

Quando Rosso apresentou sua proposta, a Câmara era presidida por Eduardo Cunha (MDB-RJ), que é uma liderança evangélica. Na ocasião, o emedebista disse que daria urgência à iniciativa de Rosso. Mas o projeto acabou não avançando. "As mesas do Congresso entenderam que aquela não era a prioridade. Mas o importante é que pelo menos iniciamos o debate sobre o assunto, para garantir mais respeito à religião, independentemente de qual for o credo", afirmou Rosso à Gazeta do Povo.

A proposição de Rosso foi protocolada como uma reação a uma performance da atriz transexual Viviany Beleboni, que na Parada LGBT de São Paulo em 2015 simulou a crucificação de Jesus Cristo. O episódio despertou, à época, muitas críticas das lideranças religiosas.

Segundo Rosso, sua proposta foi uma demonstração de "sintonia com a sociedade". O ex-deputado viu de modo positivo a menção à "cristofobia" por parte do presidente Bolsonaro: "Ele deve ter se inspirado em nosso projeto", comentou. A proposição está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Outro incidente que pôs em choque setores conservadores e progressistas e motivou uma proposição no Legislativo foi a exposição artística Queermuseu, de 2017. A mostra trazia, entre suas peças, obras que mesclavam elementos religiosos com itens da cultura LGBT. O ex-deputado Vitor Valim (MDB-CE) mencionou a "cristofobia" para criticar a exposição e sugerir um projeto de lei para o estabelecimento de barreiras etárias em mostras artísticas. A iniciativa foi apensada a outras de teor semelhante - algumas protocoladas ainda em 1996.

Discutir tema representaria "falência do parlamento", diz petista

A deputada Erika Kokay foi uma das primeiras integrantes do Congresso Nacional a falar de "cristofobia". Em 2013, a parlamentar mencionou a expressão em tom de crítica, ao dizer que, em sua ótica, os defensores do estado laico estavam sendo acusados da prática.

Sete anos depois, a petista mantém a opinião de que não faz sentido falar sobre "cristofobia" no Brasil. Para ela, Bolsonaro e seus apoiadores "inventam conceitos para justificar o estímulo às discriminações que eles exercem". "Isso é para tentar conter uma sociedade que eles não querem que seja plural. Eles buscam eliminar todo tipo de diversidade e só considerar o outro que for um espelho deles", disse. A deputada também definiu a "cristofobia" com um dos "'inimigos imaginários" que Bolsonaro criaria, como parte de sua estratégia política.

Mesmo com o fortalecimento das correntes conservadoras, Kokay disse que "tem convicção" de que o debate sobre a criminalização da cristofobia não tende a prosperar no Congresso Nacional. "Penso que o Brasil avançou o suficiente em sua construção democrática para que não se promova esse tipo de mudança na legislação", afirmou.

"Se porventura o parlamento discutir e colocar em pauta essa questão da cristofobia, vai estar decretando sua falência enquanto poder representativo da sociedade brasileira. Vai estar se curvando para o obscurantismo, promovendo o rompimento da laicidade do Estado. Creio que o parlamento não irá criminalizar o que não existe para justificar crimes de discriminação", acrescentou.

22 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 22 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Paulo Henrique

    ± 0 minutos

    Associar o problema da cristofobia a interesses tributários das Igrejas demonstra - na melhor das hipóteses - a mais negra ignorância sobre ambos. Quanto à cristofobia há vários bons artigos aqui mesmo na GP, a exemplo deste https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/andre-uliano/fatos-e-dados-sobre-a-cristofobia-no-brasil-e-no-mundo/ , e algumas poucas porcarias, é preciso dizer. Quanto à questão tributária (menos relevante aqui) basta dizer que esses templos já possuem mais do que isenção, ou seja, são imunes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 1 dias

    Cristofobia? Gostaria de um pouco mais de luz nesse tópico com fatos e dados! O que vemos na verdade é uma articulação absurda, para isenções Bilionárias em favor da igreja! Nosso famigerado PR criou um artifício, que joga em favor de sua claque, criando um inimigo. Porém, como sempre sem embasamento. Até qdo esse nosso representante vai continuar mentindo!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arnaldo Bittencourt Filho

    ± 3 dias

    O aumento da aprovação de Bolsonaro vem da saturação da população em relação ao PT, Lula e seus acólitos. Ninguém aguenta mais ouvir mentiras, ser roubado descaradamente e ainda ter que ouvir o discurso de “bom moço”, sem conteúdo, e a propaganda infame contra o próprio país, nos âmbitos interno e internacional. Não sou bolsonarista, mas estou farto de ouvir o PT !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 3 dias

    A cristofobia é uma realidade que não dá mais para esconder debaixo do tapete. Nos Brasil, graças a Deus, os cristãos não estão literalmente perdendo a cabeça, degolados, nem sendo escravizados, expropriados ou submetidos a trabalhos forçados de "reeducação". Mas não é preciso esperar que nada perto disso aconteça para reconhecer o problema e reagir. / Por outro lado, é inevitável que oportunistas se aproveitem da luta justa e necessária contra a cristofobia para satisfazer interesses outros, mas isso está longe de ser apanágio da cristofobia e em absolutamente nada diminui o valor da causa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 4 dias

    Essa observação do Presidente é bastante pertinente, especialmente quando olhamos sob a perspectiva MUNDIAL. Cristãos vêm cada vez mais sendo perseguidos ao redor do mundo, principalmente em países comunistas, como a China, a Coreia do Norte, e todos os demais; além de países islâmicos e a Índia. Conheço americanos cristãos que disseram que até mesmo nos EUA está cada vez mais difícil ser cristão, especialmente nos estados dominados por democratas, como a Califórnia e NY. Portanto, negar a Cristofobia é mais uma narrativa de quem é FAVORÁVEL A ELA e, por esse motivo, minimiza o problema. Obviamente que isso ocorre na esquerda mundial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Eduardo

    ± 4 dias

    Se a membro do Congresso diz que discutir cristofobia é curvar-se ao obscurantismo, a cristofobia existe, e a parlamentar confessou sua existência, e emitiu opinião cristofóbica, sem a menor sombra de dúvida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 4 dias

    Toda vez que um assunto tem a raiva de esquerdistas, com certeza é porque existe e eles são os maiores adversários. Petistas votam por ideologia, isso é fato e seja voto a favor ou contra. Se for a favor, é porque querem criar alguma destruição, se for contra é porque são eles que promovem e não querem ser responsabilizados pela baderna que criam. Onde essa gente passa, deixa rastro de destruição. Como disse Margareth Tatcher, "na grama que a esquerda pisa, nada mais cresce." Tem que discutir sim e existe sim a cristofobia. O cristianismo é a religião mais perseguida no mundo. Deve ser porque é verdadeiro, do contrário não teria tanta perseguição. Cristãos são mortos todo dia por sua fé.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 4 dias

    Toda vez que um assunto tem a raiva de esquerdistas, com certeza é porque existe e eles são os maiores adversários. Petistas votam por ideologia, isso é fato e seja esse voto a favor ou contra. Se for a favor, é porque querem criar algumas destruição, se for contra é porque são eles que promovem e não querem ser responsabilizados pela baderna que criam. Onde essa gente passa, deixam rastro de destruição. Como disse Margareth Tatcher, " na grama que a esquerda pisa, nada mais cresce." Tem que discutir sim e existe sim a cristofobia. O cristianismo eu a religião mais perseguida no mundo. Deve ser porque é verdadeiro, do contrário não teria tanta perseguição. Cristãos são assassinados todo dia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reaça

    ± 4 dias

    Não sei o porquê de tanta polêmica em torno de um tema que já foi até reconhecido pela ONU globalista. Nas últimas décadas aumentou exponencialmente a perseguição aos cristãos de todas as denominações ao redor do mundo.Para saber mais sobre o assunto é só procurar no Google "perseguição aos cristãos" e verão até organismos internacionais acompanhando.Os únicos que ñ participam dessas manifestações contra a cristofobia são aqueles que comungam da teologia da libertação, inclusive o bispo Bergoglio que deu um tapa na mão de uma chinesa que pedia que houvesse um alerta à perseguição na China. Bolsonaro quando esteve na Índia foi saudado pelos cristãos que também sofrem perseguição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando

    ± 4 dias

    Precisamos falar mais neste tema. Fico feliz que o presente tenha colocado isso em evidência. Gostaria muito que o jornal A Gazeta do Povo também discutisse mais sobre este tema.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 4 dias

    Não vale a pena ficar discutindo um termo bizarro proferido por provavelmente a pessoa mais ignorante do nosso país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • T

      TIAGO SILVA

      ± 1 dias

      Exatamente! Bizarro estarmos discutindo o Estado Laico em pleno 2020

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando

      ± 4 dias

      André, me desculpe. Mas pode dizer por quê é um tema bizarro? Você sabe dizer qtos cristãos já foram executados neste ano e em quais regiões do planeta? Espero que vc esteja em paz!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 4 dias

    Não só a perseguição em cima dos cristãos, mas também perseguição em para com o judaísmo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 4 dias

    Se o PT diz que é ruim para o Brasil, é porque deve ser ótimo para o País.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arthur

    ± 4 dias

    Essa discussão está enviesada. Tem uma corja (e me refiro aos políticos, que fique muito bem claro) da bancada evangélica tirando proveito político (e financeiro) em cima do assunto. Não tem católico nessa discussão, reparem... não é uma pauta para o país, é uma pauta POLíTICA da bancada evangélica. Não se iludam, isso é coisa do demo, não de Cristo..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Santos

      ± 4 dias

      Menos Xará, bem menos. ******** existem em todos os locais, mas defendermos a fé cristã é responsabilidade nossa. Não é tripudiar de quem não é cristão, é apenas defender nossos irmãos assassinados todos os dias, em muitos lugares do planeta. Existe sim a "cristofobia" a muito tempo. Temos que esquecer nossas pequenas diferenças, entre católicos e evangélicos, por algo MUITO mais importante, a fé cristã. E tenho lido que somos 2 Bilhões no planeta, creio que não cheguemos a esse número. Somente India e China tem quase 3 Bilhões de habitantes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 4 dias

    O incendiario Bolsonaro fazendo história com sua vitimização

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 4 dias

      E você falando mierda

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel dos Reis Martins

    ± 4 dias

    A cristofobia é uma realidade inquestionável atualmente. Hoje em dia, o simples fato de que um ministro é evangélico é motivo para que ele seja atacado pela mídia. O Estado é laico, não ateu. Estado ateu foi o que ocorreu na China sob Mao Tsé-Tung, na União Soviética, etc. O resultado foi péssimo. Não façamos o mesmo aqui no Brasil. Em países como a Nigéria e a Coreia do Norte, a perseguição aos cristãos está em um patamar extremo. Se isso não for cristofobia, eu não sei o que seria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE VALDIR SARTORI FILHO

    ± 4 dias

    Concordo plenamente sr. Maquiavel! Mas serão sempre minoria...graças a Deus!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 4 dias

    Esquerdista é a criatura mais asquerosa e desprezível que pode existir

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.