• Carregando...
 | Arnaldo Alves/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Arnaldo Alves/Gazeta do Povo/Arquivo

O Colégio Estadual do Paraná (CEP) iniciou nesta semana as comemorações por seus 170 anos, completados no último domingo (13). A abertura oficial das comemorações ocorreu nesta segunda-feira (14) com uma cerimônia interna dividida em três turnos para contemplar todos os mais de 3.600 alunos, e que contou com a presença de ex-diretores, ex-professores e ex-alunos.

Além da cerimônia, a primeira exposição artística focada no aniversário do CEP foi aberta na segunda, no saguão do primeiro andar do prédio que há 66 anos funciona como sede da instituição. A exposição é composta por itens pertencentes ao Centro de Memórias do CEP que remetem à história do Colégio: uniformes, utensílios didáticos de diferentes, móveis de antigas sedes, etc.

CEP faz 170 anos com arquitetura e educação revolucionárias

Leia a matéria completa

O dia ainda foi marcado pelo lançamento do brasão comemorativo de 170 anos, desenvolvido a partir dos três brasões do CEP utilizados desde a sua criação.

Ano comemorativo

A celebração do aniversário do CEP deve se estender por todo o ano de 2016. Segundo a diretora Tânia Acco, cuja gestão iniciou em 22 de fevereiro, o objetivo é não apenas celebrar, mas mostrar aos atuais alunos a importância da instituição. “Existe uma história fantástica de tantas outras atividades e instituições que surgiram dentro do colégio, como a Biblioteca Pública do Paraná, que foi a primeira biblioteca pública da província, e a Rádio Educativa, que surgiu da nossa rádio”, diz.

A programação completa das comemorações ainda não está fechada, mas atividades culturais, esportivas e sociais estão previstas, incluindo o resgate de projetos importantes durante toda a história da instituição, como os festivais de música para os alunos. Na próxima semana, a exposição que vai ocupar o saguão do primeiro andar do prédio será a “Mulheres do Estadual”, composta por retratos de ex-alunas, ex-funcionárias e ex-professoras da escola. No dia 29 de março, haverá um festival artístico no auditório do CEP, com apresentações musicais e artísticas para alunos e convidados de fora.

Apesar de boa parte das atividades ter como público os alunos e funcionários do Colégio, existe interesse em envolver a comunidade externa e, para isso, uma página do CEP no Facebook deve ser lançada também como parte das comemorações de 170 anos.

História

Fundado em 13 de março de 1846 como Liceo de Coritiba, o Colégio Estadual do Paraná também já foi conhecido como Instituto Paranaense, Gymnásio Paranaense e Colégio Paranaense - Externato.

Primeiramente instalado em um espaço alugado na Praça Tiradentes, sua primeira sede própria foi na Rua Dr. Muricy, entre a rua Saldanha Marinho e a rua Cruz Machado. Antes de ser sediado no prédio ao lado do Passeio Público, teve sede na casa do Visconde de Nacar, na Rua Emiliano Perneta, e na casa onde hoje está instalada a Secretaria de Cultura, na Rua Ébano Pereira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]