• Carregando...

Ainda não deu no New York Times, mas até o jornal francês Le Monde está querendo saber quanto Jaime Lerner está pesando, ao afirmar que Curitiba não é mais aquela: "É o fim de um mito! Perdeu a capacidade de inovar!"

Ganha um bolinho de arroz quem souber quanto está pesando Jaime Lerner. Os pessimistas acham que ele está pesando menos de 100 quilos; os otimistas acreditam que ele já passou de 120 quilos; e os céticos não acreditam numa coisa nem noutra, porque o planejamento urbano de Curitiba já queimou todas as suas gorduras. A gordura do Jaime Lerner é um fenômeno que ainda vai render um prêmio Nobel de Medicina para o cientista que conseguir explicar como Curitiba consegue se sustentar por tantos anos, somente com os triglicerídeos de um arquiteto.

Todo mundo conhece o peso eleitoral de Jaime Lerner. Na urna ele pesa em torno de 30% do eleitorado, com uma margem de erro de 3% para mais ou para menos, conforme o humor dos curitibanos. Se o humor estiver horroroso, acima da média que já é altíssima, Lerner pode alcançar até 51% dos votos válidos. Por outro lado, caso os curitibanos estejam rindo à toa, até as piadas de humor negro de Roberto Requião são levadas em consideração. Peso político é uma coisa, peso na balança é outra. Porque, se balança ganhasse eleição, Rafael Greca seria prefeito até hoje.

Ninguém vale quanto pesa, mas no caso da gordura de Jaime Lerner o seu peso é guardado a sete chaves no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Tratada como segredo de Estado, uma vez por mês a gordura de Jaime Lerner é monitorada por uma equipe de nutricionistas: "Temos informações seguras de que ele volta de Paris com cinco quilos a mais. Segunda-feira estará no escritório da Rua Bom Jesus e na terça tem um jantar com os amigos!" "Ótimo! Podemos queimar mais umas gordurinhas do Sistema de Transporte." "Alguém precisa convidar o Lerner para jantar mais vezes no Île de France. Com uma dieta de creme brûlée, restauramos gorduras na separação do lixo." "A operação Île de France não vai resolver." "Por quê?" "Com o Rafael Greca e o Requião na mesa ao lado, ele perde o apetite."

A convite da revista The Economist, em fevereiro de 2011 Jaime Lerner foi a Nova York para falar no evento The Ideas Economy. Perante pensadores do mundo inteiro, o urbanista mostrou suas ideias para um mundo melhor, enquanto os nutricionistas do Ippuc aguardavam ansiosamente as notícias de Manhattan. E notícias boas: Jaime Lerner é freguês de caderno do lendário restaurante PJ Clarke’s. Fundado em 1884, é ponto de encontro dos principais jornalistas americanos e era o preferido de Paulo Francis.

O hambúrguer do PJ Clarke’s tem capacidade para fornecer gordura para muitos dos problemas de Curitiba.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]