• Carregando...

Mesmo com muitas manchas no mapa, o Paraná está limpando a lousa do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Estamos saindo do padrão Haiti e, aos trancos e barrancos, caminhando em direção ao padrão Fifa. Em 2000, 24 municípios paranaenses possuíam um índice entre 0 e 0,499, na linha do fim do mundo, com o município de Doutor Ulysses sendo considerado o pior lugar do Sul Maravilha.

Agora entre os cinco mais bem de vida da federação, na frente dos gaúchos, chegou a hora de o Paraná medir o seu Índice de Felicidade Municipal (IFM). Terra da felicidade, temos cidades próximas do paraíso. Perto de Paraíso do Norte, Paranapoema é uma delas. De nome tão bonito, os paranapoemenses deveriam erguer uma estátua à poeta Helena Kolody. Se Maringá é canção, Paranapoema é verso.

Guaíra merece letras maiúsculas, Guairacá idem, Guaraqueçaba ibidem. Na letra G, modéstia à parte, somos muito bem servidos: Goioerê, Guaciara, Guaraniaçu e Guarapuava. Para botar os pingos nos "ii", temos Ibaiti, Ibiporã, Icaraíma, Imbaú, Imbituva, Iporã, Irati, Ivaí, Inajá e Iretama. Ilha do Mel não é uma cidade, mas no verão é como se fosse. Sem esquecer Assaí, terra do Sol Nascente, Araucária devia ser a primeira da nomenclatura paranaense. Entre tantas acolhedoras paragens, temos Cerro Azul, Céu Azul, Grandes Rios, Balsa Nova, Umuarama e Sapopema – esta, sim, uma terra de personalidade! Quem nasce em Telêmaco Borba, o que é, o que é? Telemacoborbense! Conhece Catanduvas? Quando a Coluna Prestes passou por lá, tinha um cemitério em declive. Na parte de cima os mortos a facadas, na parte de baixo os mortos a tiros. Daí o declive, pois o chumbo é pesado demais da conta.

Quatro estações são bem distintas: primavera em Foz do Iguaçu; verão em Caiobá; outono em Tibagi; neve em Palmas, General Carneiro e Guarapuava. Anoitece em Roncador, amanhece em Maria Helena. Laranjal, Pitangueiras, Flor da Serra do Sul. Sentiu o perfume? Em Cruzeiro do Oeste, onde Zé Dirceu se refugiou na ditadura, dizem que Fidel Castro passava as férias. Consta que em Entre Rios do Oeste vivem seis moradores: dois na cidade, quatro em suas fazendas. Muito simpática, Araruna é o nome de uma curva entre Campo Mourão e Cianorte. E Apucarana? Com esse nome sonoro, pena que virou palavrão! Faz sentido? O que não faz sentido é Jacarezinho. Devia cambiar de nome com Realeza. Era em Jacarezinho que a Família Real brasileira mantinha suas fazendas de café. De qualquer forma, Jacarezinho faz bem aos olhos: é a terra da Grazi Massafera e do pintor Rogério Dias.

De Abatiá até Xambrê, o Paraná tem 399 municípios. O de número 400 se chama Pasárgada, lá onde todos são amigos do rei.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]