• Carregando...
 | João Ricardo Cunha de Almeida
| Foto: João Ricardo Cunha de Almeida

Como a coluna mostrou ontem, não há fiscalização dentro do Aeroporto Afonso Pena para coibir carros sem autorização de estacionarem nas vagas reservadas a idosos e deficientes. Mas o problema parece que não acaba aí. Segundo o leitor João Ricardo Cunha de Almeida, a sinalização dos espaços exclusivos também é falha. Ele mandou uma imagem do local (foto), feita no fim de fevereiro. A Infraero informou que não tem poder para multar quem usa as vagas irregularmente e que não há convênios com a prefeitura de São José dos Pinhais para que agentes de trânsito possam lavrar os autos de infração dentro do aeroporto. Ontem, a coluna procurou a prefeitura de São José. Segundo a administração municipal, "o estacionamento do Aeroporto Afonso Pena é privado e administrado pela empresa Estapar, portanto, ele funciona como um estacionamento de mercado e shopping, por exemplo. Nem a prefeitura nem a Infraero podem multar os carros que estacionam irregularmente em vagas especiais, os responsáveis pela notificação dos infratores são da administradora."

Indignação

Reprodução/ Facebook

A leitora Eliane nos mandou e-mail para dizer que considera "vergonhoso esse jogo de empurra-empurra da Infraero com a prefeitura de São José e qualquer outro órgão que deveria ser responsável por fiscalizar o estacionamento do Afonso Pena". Na opinião dela, "campanha educativa não vai funcionar nunca com esse tipo de gente, que usa e abusa sabendo de antemão que vai ficar por isso mesmo".

Vaga Viva

Ciclistas de Curitiba promoveram na manhã de ontem, na Avenida Cândido de Abreu, uma ação conhecida como Vaga Viva (foto), que consiste na ocupação temporária de uma vaga de estacionamento de carro, transformando-a em espaço de convivência e lazer. Esse tipo de mobilização tem como objetivo provocar uma reflexão sobre o excesso de espaço dedicado aos automóveis. No Facebook, o grupo alertava os interessados em participar sobre a necessidade de chegar antes das 7 horas, para conseguir ocupar a vaga, já que no local não há EstaR (vagas rotativas) e os carros que ali param chegam muito cedo e permanecem o dia todo estacionados.

Boca Maldita

As mulheres que circularem hoje pelo Centro de Curitiba, entre 9 horas e 16h30, poderão esclarecer dúvidas sobre benefícios da Previdência Social. Servidoras do Programa de Educação Previdenciária do INSS estarão na Boca Maldita, para orientar a população feminina sobre temas relacionados às aposentadorias, ao salário maternidade, à pensão por morte, à contribuição da dona de casa de baixa renda, entre outros assuntos. A iniciativa faz parte de uma ação organizada pela Comissão de Saúde da Mulher, do Conselho Municipal de Saúde, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8). Outras 36 entidades vão participar do evento, nas tendas montadas para abrigar atividades como dança, teatro de fantoches, avaliações físicas, ginástica laboral e informações sobre alimentação saudável e prevenção do câncer e da aids.

Café Filosófico

A filósofa Viviane Mosé é a convidada do Café Filosófico da PUCPR que acontece hoje, às 19h30. Com a curadoria do filósofo Jelson Oliveira, o tema desta edição é felicidade. Será discutida a sua presença na sociedade da informação e do conhecimento. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail icf@pucpr.br ou pelo telefone (41) 3271-1426. O evento será no café do FTD Digital Arena, na PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1.155, Prado Velho).

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]