• Carregando...
 | Marcela Campos/ Gazeta do Povo
| Foto: Marcela Campos/ Gazeta do Povo

Uma reclamação recorrente recebida pela coluna é a ocupação irregular das vagas exclusivas para idosos e deficientes no estacionamento do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Certa vez, questionados sobre o assunto, funcionários do estacionamento disseram não poder fazer nada a respeito, pois caberia à prefeitura da cidade a fiscalização e autuação dos motoristas. Pois neste fim de semana, a coluna encontrou avisos de alerta (foto) colados nos vidros dos carros que não apresentavam em local visível a permissão para estacionar naqueles espaços. Com a logomarca da Infraero, empresa pública responsável pela administração do aeroporto, o comunicado informa que a placa do veículo foi registrada e, caso o condutor volte a cometer a infração, estará sujeito a multa e guincho.

Pelo jeito, não!

Em contato com a assessoria de imprensa da Infraero, no entanto, a coluna ficou sabendo que a iniciativa não tem caráter punitivo, apenas busca orientar e conscientizar os usuários. Não há parceria entre o aeroporto e a prefeitura de São José dos Pinhais para que os agentes municipais atuem no local e lavrem autos de infração. "A referência é de ‘multa moral’, a Infraero não é um órgão responsável por aplicação de multas", afirma a empresa. Segundo a Infraero, desde 2009 são feitas campanhas de conscientização e educação, por meio de distribuição de material gráfico informativo, produzido em parceria com as autoridades responsáveis pela fiscalização destas vagas. "Informativos de alerta são colocados em veículos estacionados em local indevido, apontando que é uma questão de cidadania respeitar as vagas preferenciais", acrescenta.

Para quem realmente precisa

Todo idoso ou deficiente deve procurar o órgão de trânsito da sua cidade para fazer o cartão de autorização de estacionamento. Em Curitiba, o órgão é a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Segundo a Setran, para agilizar o atendimento, um pré-cadastro pode ser realizado via internet, no site do órgão. Após este procedimento, será solicitado o agendamento de data e horário para comparecimento à sede da Setran, na Rua Benjamin Constant, 157, no Centro. Também é possível fazer a solicitação nas Ruas da Cidadania.

Estacionamento nos terminais

O vereador curitibano Zé Maria (Solidariedade), protocolou projeto de lei sugerindo à prefeitura a implantação de estacionamentos seguros nos terminais de ônibus da cidade. O objetivo é permitir a integração de meios de transporte como carro, motocicleta e bicicleta ao transporte público. "A ideia é aproveitar o potencial já existente nos terminais, incentivando os usuários a deixarem seus veículos, priorizando o transporte público como meio de deslocamento para o trabalho, lazer, etc", esclarece o parlamentar. O que você acha da ideia? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br

Motoviajantes

Luciano Mendes

Sete pessoas apaixonadas por moto partem hoje, às 7 horas, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, para uma aventura sobre duas rodas (foto). Elas vão percorrer um trajeto de ida e volta de 4 mil quilômetros, durante 15 dias, até a Argentina. A primeira parada será em Santo Amaro da Imperatriz (SC). Depois o roteiro segue com paradas em Camacuã (RS), Chuí (RS), Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina. A intenção é rodar cerca de 500 quilômetros por dia. Batizada de Expedição La Plata, a viagem promete ser a primeira de várias.

Colaborou: Maria Gizele da Silva

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]