i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrelinhas

Bênção dos freis capuchinhos na CIC

  • PorMarcela Campos - entrelinhas@gazetadopovo.com.br
  • 07/01/2015 21:09
 | Divulgação/ Santuário São Leopoldo
| Foto: Divulgação/ Santuário São Leopoldo

Cuidar da vida no trânsito. Essa é uma espécie de missão para os freis capuchinhos, que desde 1955 abençoam carros e seus condutores na primeira sexta-feira de janeiro. A data foi semana passada, mas os curitibanos têm uma segunda chance de receber a proteção dos frades. Amanhã haverá bênção de carros e motos no Santuário São Leopoldo, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Mais do que abençoar os objetos materiais, a ideia é "pedir sabedoria e prudência, para que as pessoas dirijam segundo os preceitos de Deus, e de acordo com as leis humanas", explica o frei Alvedi Marmentini, responsável pelo santuário. A decisão de realizar a ação agora ocorreu porque muita gente estava viajando no ano novo e perdeu a atividade da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, no dia 2. Vinte mil motoristas passaram pelo local, mas a média dos últimos anos era de 30 mil. Amanhã, a estimativa é de que três mil compareçam à bênção na CIC. Quatro religiosos irão se revezar, das 7h às 20 horas, para atender quem passar pelo local. O Santuário São Leopoldo fica na Rua Santa Eulália de Barcelona, 273, no Conjunto Osvaldo Cruz I. Mais informações: (41) 3246-7148.

Trocadilho pela paz

O cuidado com o trânsito tem um apelo especial para o pessoal do Santuário São Leopoldo. Eles, frequentemente, cedem o espaço da capela mortuária, anexa à igreja, para familiares de pessoas mortas em acidentes automobilísticos. "Só no último mês, foram quatro mortes de motociclistas", conta o frei Alvadi. Para chamar atenção para o risco, foi colocada uma faixa em frente à capela (foto acima). A ideia é chocar e também fazer com que as pessoas reflitam sobre como a maneira que elas dirigem. Pode afetar a vida dela e a alheia.

Dresscode para dirigir no verão

O sol escaldante, que atinge até as gélidas cidades paranaenses no verão, deixa muita gente à vontade para dirigir sem camisa ou mesmo de biquíni. E pode? Pode sim. Não há restrições na legislação de trânsito para esse tipo de vestuário, nem mesmo para o uso de bermudas por parte dos motociclista, segundo interpretação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Mas atenção: chinelos e sandálias do tipo plataforma ou de salto estão proibidos. A lei não permite calçados que não se firmem no pé ou comprometam a utilização dos pedais. Nesses casos: a dica é dirigir descalço.

Gincana da leitura

Divulgação/Biblioteca Pública do Paraná/Eve Saad

Como tornar a leitura uma brincadeira atraente e gostosa para as crianças? A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) tem uma resposta para a questão que intriga mães e pais. Começou na última terça-feira (6) – e vai até a primeira semana de fevereiro – a Gincana de Leitura de férias da biblioteca. A cada semana, as crianças, de 5 a 12 anos, enfrentam desafios com temáticas diferentes. A ordem é leitura, quadrinhos, poesia, música e livro. As atividades podem ser feitas a qualquer horário, basta comparecer à sessão infantil. O desafio da primeira semana fica disponível até dia 17. Os desafios valem pontos (60, 80 ou 100). Todos que fizerem ao menos 20 ações ganham certificado e brindes. A premiação para os melhores colocados será em 13 de fevereiro. A BPP fica na Rua Cândido Lopes, 133, no Centro. Mais informações: (41) 3221-4980.

Descarte de medicamentos no Litoral

Veranistas e moradores do Litoral do PR podem fazer o descarte de medicamentos em desuso ou com a validade vencida de maneira sustentável. Duas estações coletoras foram instaladas nas farmácias Nissei de Matinhos (Rua Roque Vernalha, 105) e Guaratuba (Rua 29 de abril, 193). A estação é daquelas em que o sujeito descarta medicamentos, caixas e bulas de maneira separada. A iniciativa é do Sindicato da Indústria Química e Farmacêutica do Paraná (Sinqfar), que também é responsável por dar a destinação correta aos produtos.

Colaborou: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.