• Carregando...

O ar de Curitiba está mais agradável ao olfato. Glicínias e jacintos estão florescendo e ambas são muito perfumados. Uma dica para quem não conhece muito de plantas: as glicínias são trepadeiras que dão um cacho de flores parecido com um cacho de uva. Em Curitiba se vê muito da variedade roxa. Jacintos têm folhas longas, de um verde muito escuro. As flores – cheirosíssimas – podem ser roxas ou brancas.

Massa de categoria

Domingo é dia de macarrão. Mas antes de sentar-se à mesa para degustar essa delícia italiana, ponha a sua receita – com todos os detalhes – no papel. Hoje é o último dia para participar do Desafio do Chef, concurso do suplemento Bom Gourmet, da Gazeta do Povo. Desta vez a briga promete ser grande, pois todo mundo tem uma deliciosa receita de macarrão na manga. Não importa a forma da massa, muito menos se leva molho branco ou vermelho, o que vale ao final é a criatividade! Entre no www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet, envie sua receita e enfrente esse desafio!

Às cegas

Um efeito colateral da corrida dos candidatos pelo voto do eleitor fez o trânsito ficar mais difícil para os motoristas. Além de circular em bandos pelo meio dos carros, para entregar santinhos e jornais quando o sinal fecha os cabos eleitorais se enfileiram nas esquinas e escondem os semáforos enquanto agitam suas bandeiras. E quando aparecem aqueles "trens" formados por bicicletas, andando sobre as calçadas e praticamente fechando as esquinas?

Cafofo Couve-Flor

A inscrição a giz "Cafofo Couve-flor" em uma porta da Rua Presidente Faria, que causa estranheza a algumas pessoas que passam pela área, não é indicativo de uma "pensão familiar", como sugerido na coluna Entrelinhas do dia 20. Trata-se, na verdade, da sede da Minicomunidade Artística Mundial Couve-Flor, uma iniciativa coletiva que reúne profissionais da dança curitibana, como os bailarinos Ricardo Marinelli e Elisabete Finger. Está explicado.

Gratuito, porém caro

As vagas de estacionamento gratuitas para compra e venda de passagens na Rodoferroviária de Curitiba – principalmente na parte frontal da estação – podem custar mais que o estacionamento pago. "Cuidadores" de carros ficam às voltas, muitas vezes drogados ou bêbados, pedindo recompensas. Além disso, quem passa de 15 minutos corre o risco de ser multado. A fiscalização é infinitas vezes mais eficiente que o resgate social.

Passaportes

Outra leitora confirma problemas de atendimento no setor de passaporte da Polícia Federal. "Quando fui renovar meu passaporte, no ano passado, me senti uma foragida da polícia, tamanha a rispidez do servidor da Policia Federal", escreve a cidadã. "É um absurdo. O cara tá lá, ganha bem, tem estabilidade e faz questão de humilhar os outros", conclui.

Vozes do Paraná

Amanhã tem sessão de autógrafos mais do que concorrida. O jornalista Aroldo Murá Gomes Haygert, o "Professor", lança o livro "Vozes do Paraná - Retratos de Paranaenses" no Espaço Cultural BRDE, das 19 às 22 horas. Murá já reservou mais de uma caneta para autografar. Afinal, a obra traz perfil de 32 personalidades paranaenses, muitas das quais já confirmaram presença. Do lernista Luiz Carlos Martins ao requianista Luiz Carlos Delazari. Há empresários, como Wilson Picler (Facinter) e Wilson Delara (ALL). E muito mais. O livro, de 272 páginas, em luxuoso papel couché, custa R$ 80. Vale anotar o endereço: Av. João Gulaberto, 570, no Alto da Glória. Informações (41) 3243.2530.

Tabagismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte: o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo para os fumantes ativos e a terceira para os fumantes passivos. Pensando na saúde de seus funcionários, pacientes e do público em geral, o Hospital Milton Muricy realiza, entre os dias 26 e 29 de agosto, uma Campanha Antitabigismo, que conta com várias ações para orientar sobre os malefícios do cigarro. O hospital vai se tornar um dos únicos de Curitiba 100% livre do cigarro. Até o fumódromo será desativado.

* * * * * *

A Associação Brasileira de Dekasseguis comemora seu 11º aniversário com festa de confraternização no dia 31 de agosto, na Associação Recreativa Nissei, em Morretes. O evento será no sistema motiyori, ou seja, cada pessoa deverá levar cerca de 300 gramas de alcatra ou lingüiça e, se possível, pratos e talheres. Quanto à bebida, cada um leva o que for consumir. Informações: (41) 3233-8449.

*** Senhoras e senhores, vamos às compras! Nos dias 28, 29 e 30, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná realiza bazar com artigos doados pela Receita Federal. São roupas, meias, utensílios domésticos e eletroletrônicos. O instituto fica na Rua José Loureiro, 43, centro de Curitiba.

*** A Associação Médica do Paraná elege no próximo dia 28 os médicos que vão dirigir a entidade pelo triênio 2008/2011. Uma única chapa foi inscrita: Dignidade e Valorização, encabeçada pelo atual presidente, o angiologista e cirurgião vascular José Fernando Macedo.

*** "Note que se você tem tempo para reclamar e lamentar sobre algo, então você tem tempo para fazer alguma coisa referente a isso." (Anthony D’Angelo)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]