• Carregando...

A possibilidade de instalação de parquímetros nas ruas de Curitiba, substituindo o atual sistema de Estacionamento Regulamentado (EstaR), revoltou vereadores da Comissão de Acessibilidade. "Estamos há tempos lutando para tirar os orelhões, que impedem a passagem de cadeirantes e dificultam a vida dos cegos. E agora falam em colocar mais postes nas ruas?", reclamou na semana passada o vereador Zé Maria (SDD), presidente da comissão. A prefeitura diz que está apenas estudando alternativas ao sistema atual, e que não se comprometeu com nenhuma solução. "Aprovamos um projeto de lei em 2009 que prevê o pagamento do EstaR por mensagem de celular. Seria mais barato e não precisaria colocar postes na rua", disse o vereador.

Enquanto isso, no interior...

Entre as cidades do Paraná que contam com o sistema de parquímetro estão Cascavel, no Oeste, e Londrina, na região Norte. Em Londrina (foto), a máquina aceita moeda e cartão pré-pago, semelhante ao utilizado no transporte coletivo. O problema é que, quando o usuário utiliza moedas e deposita valor superior ao do tempo utilizado, não recebe troco. Em Curitiba, quem estaciona o veículo em vagas públicas rotativas precisa comprar cartelas raspáveis para marcar o horário em que chegou. Os cartões são válidos por uma hora. Sobre a possível adoção de parquímetros, a Secretaria Municipal de Trânsito da capital diz que a maior preocupação é que os equipamentos sejam depredados. E você, o que pensa sobre isso? Os parquímetros são uma boa opção? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br

Bolsas de estudo

O programa Educa Mais Brasil, que há dez anos oferece bolsas parciais de estudo em escolas particulares, está com inscrições abertas para estudantes de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, graduação e pós em 637 municípios do país. O programa oferece bolsas de até 50% para o ano letivo de 2014, em várias instituições de ensino parceiras. O principal critério de seleção é não ter condições de arcar com toda a mensalidade escolar. Para concorrer a uma das bolsas, é preciso realizar gratuitamente a inscrição pelo site www.educamaisbrasil.com.br, onde estão listadas as instituições de ensino disponíveis. Para o Paraná, há cerca de 8 mil vagas, em todos os níveis. As inscrições para o primeiro semestre vão até 31 de março.

Samu no MON

Com um fim de semana de sol e muito calor em Curitiba, dezenas de pessoas lotaram o "Parcão", gramado aos fundos do Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico. Algumas, porém, acabaram se excedendo na bebida. No fim da tarde de domingo, uma ambulância do Samu precisou ser chamada para socorrer um adolescente visivelmente alcoolizado que não conseguia sequer permanecer em pé.

24 quadros por segundo

"Eu pedalava como se fugisse. E, na verdade, fugia: dela, daquelas emoções, dos sonhos, das recordações, de tudo, enfim. E pensava que precisava esquecer. Eu tinha certeza de que conseguiria esquecer."

A frase saiu do filme Malena (2000) e foi dita pelo personagem Renato, um adolescente que se apaixona por uma mulher mais velha, casada com um soldado em combate.

Colaborou: Rogerio Galindo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]