• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Um artigo publicado na internet, na semana passada, questiona a obrigatoriedade de as bicicletas circularem pela pista da direita. O texto foi escrito pelo advogado Marcelo Araújo, ex-secretário municipal de Trânsito de Curitiba. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, "quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada".

Argumento

Na avaliação de Araújo, porém, quando há trânsito intenso a bicicleta não é o veículo mais lento: nesse caso, ela consegue se manter numa velocidade média muito superior à dos carros. Por isso, a bike não precisaria nem deveria ocupar a pista da direita – conclusão rechaçada por alguns ciclistas.

Contra-argumento

O estudante de Direito André Feiges, membro da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu), lembra que muitas cidades têm transformado antigos canteiros centrais de avenidas em vias para bicicletas, medida que dificulta a conversão, pois o ciclista é obrigado a esperar até que o tráfego de automotores termine. Além disso, não se pode presumir que todo ciclista desenvolva velocidade igual ou mesmo superior à dos carros. Para ele, permanecer à direita possibilita que os veículos automotores ultrapassem o ciclista sem que haja uma situação de conflito. E você, o que pensa sobre o assunto? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br

Um brasileiro honesto

No último sábado, esta coluna publicou a história do motorista de caminhão Valdir Costa dos Santos, que achou uma bolsa com R$ 17 mil e devolveu ao dono. Infelizmente nem sempre é assim. O leitor Casemiro Palka conta que na semana passada esqueceu o guarda-chuva ao lado de um caixa-eletrônico, dentro de um banco. Assim que deu pela falta do objeto, uns 30 minutos depois, retornou ao local, mas não o encontrou. O pior é que o guarda-chuva estava devidamente identificado, com nome e telefone do proprietário.

Sabores do litoral (foto 2)

Será realizada, a partir de hoje, a 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores do Litoral. O evento terá duração de 30 dias e promete mostrar aos visitantes um pouco das delícias da culinária paranaense com descontos especiais. Ao todo serão 31 restaurantes participantes, em seis municípios – Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Paranaguá –, além da Ilha do Mel.

24 quadros por segundo

"Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais ainda."

A frase foi dita por Don Michael Corleone (Al Pacino), em O Poderoso Chefão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]