• Carregando...

      Há duas semanas, a coluna mostrou que, após a prefeitura pavimentar a Rua Professor Dário Garcia, que corta o Parque Tingui, uma lombada que dava mais segurança aos pedestres simplesmente desapareceu (foto 1). Na época, a Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) disse que o problema logo seria resolvido, e realmente foi. Nesta semana o redutor de velocidade já estava novamente no ponto em que a faixa de caminhada cruza com a rua (foto 2).

      Impactos da Copa

      Se a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil acelera obras de infraestrutura e reafirma a posição do país nos mapas esportivo e econômico mundiais, também tem seus impactos negativos. Basta olhar, por exemplo, a remoção de famílias para a concretização de obras. De olho nesses efeitos sociais, o Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com Fundação Ford, abriu um edital para apoiar projetos de defesa dos direitos de comunidades e grupos prejudicados pela preparação e organização dos megaeventos no país. As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 7 de fevereiro, por meio do edital "Megaeventos esportivos e direitos humanos". Cada iniciativa selecionada poderá receber R$ 30 mil, para realizar as atividades propostas no decorrer de até 12 meses. Mais informações: www.fundodireitoshumanos.org.br

      Palestras gratuitas

      A partir de fevereiro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) volta a ofertar para a comunidade palestras gratuitas sobre literatura, dentro do programa de extensão "Poiesis- Caminhadas Literárias", organizado e idealizado por alunos da instituição. O projeto começou no ano passado e deve ser concluído em 2015. Em 2013, as palestras tiveram como tema "Grandes Narrativas". Neste ano, serão sobre "O Romance". O primeiro encontro está marcado para o dia 22 (sábado), quando o professor Caetano Galindo falará sobre Ulysses, de James Joyce. Mais informações: http://poiesisufpr.wordpress.com/. As palestras ocorrem das 14 às 18 horas, no Anfiteatro 1.100 do Edifício Dom Pedro I (UFPR Reitoria), na Rua General Carneiro, 460.

      Catraca livre

      Como ocorre todo primeiro domingo do mês, a entrada no Museu Oscar Niemeyer (MON), das 10 às 18 horas, será gratuita. Haverá visita mediada pela exposição "Jayme Bernardo, designer" e oficina de cerâmica com a artista Maria Cheung. O ingresso precisa ser retirado na bilheteria do museu até as 17h30. A oficina tem como tema "Máscara em argila" e será realizada em três horários, às 14h, 15h15 e 16h30. O MON fica na Rua Marechal Hermes, 999, no Centro Cívico. Mais informações: (41) 3350- 4400

      Quadrinhos

      A Gibiteca de Curitiba está com inscrições abertas para os cursos de história em quadrinhos e mangá (quadrinhos japoneses). As aulas acontecem no primeiro semestre, sob a orientação dos professores Magnon Oliveira, André Caliman e João Felipe. Há turmas de nível básico (às sextas-feiras e aos sábados), intermediário e avançado (aos sábados). Para os cursos de mangá a idade mínima é de 10 anos e para os cursos de HQ os alunos precisam ter pelo menos 12. A mensalidade custa R$ 45 e haverá quatro parcelas. A Gibiteca fica no Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533) e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas. Aos sábados, das 12 às 19 horas. Mais informações: (41) 3321-3250.

      Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]