• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

A cada chuva forte, Patrícia saía às pressas do trabalho para tentar evitar a destruição da sua casa, no Jardim Independência, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), onde mora há seis anos com o marido, Sandoval, e os dois filhos, Roberto (11 anos) e Rafael (8). Neste fim de semana, ela ganhou uma nova moradia (foto), construída em mutirão pela própria família, por vizinhos e vários voluntários da organização não governamental (ONG) Teto, que ergue casas de emergência em comunidades carentes e está presente em 19 países da América Latina e do Caribe. Em torno de 70 pessoas participaram da ação, que também ajudou outras duas famílias do Jardim Independência e mais duas do bairro Caximba, no extremo sul de Curitiba.

Mais que um teto

As casas foram construídas em dois dias e, apesar da simplicidade dos imóveis de madeira, cômodo único e 18 metros quadrados, o medo e a incerteza em dias de tempestade ficarão para trás. Além disso, com um direito básico garantido, os moradores poderão buscar outras melhorias. "A construção é um fim em si mesmo, melhora significativamente a vida dessas pessoas, mas também é um meio para a família se mobilizar e correr atrás de outros aspectos. Sabemos que não é uma solução definitiva e entendemos que poder público tem programas de direito à moradia. Mas até lá as famílias não podem conviver com chuva dentro de casa", explica Júlio Lima, diretor social da Teto Brasil.

Números

As cinco casas foram as primeiras construídas no Paraná pela Teto, que já ajudou cerca de 2 mil famílias no Brasil. Os beneficiados se comprometem a desmontar a casa em que viviam anteriormente e participar da construção e pintura da nova moradia. Também arcam com um valor de aproximadamente R$ 200. O restante é bancado pela ONG.

Boca Maldita elege "piores do ano"

A Confraria dos Cavalheiros da Boca Maldita, formada por homens que frequentam o tradicional ponto de encontro de curitibanos, promoveu nesse sábado a eleição para o Troféu Meia Branca, concedido às personalidades que, segundo eles, destacaram-se negativamente no ano. A votação começou às 10 h do sábado, em uma urna montada no calçadão da Rua das Flores, e o resultado foi revelado à noite, durante jantar de comemoração dos 58 anos da confraria. Participaram da votação 613 homens. As três pessoas mais votadas foram: Dilma Roussef (23%), Roberto Requião (19%) e Alberto Youssef (9%).

Promoção no cinema

Os casais que forem hoje ao Espaços Itaú de Cinema e comprarem seus ingressos diretamente na bilheteria pagarão apenas uma entrada. A promoção é válida para Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A ação dá continuidade à divulgação da campanha "Filmes que mudaram nossas vidas", um conjunto de três propagandas sobre a história real de casais que tiveram seus relacionamentos marcados pelo cinema. Convidados para uma sessão do Espaço Itaú de Cinema, os casais foram surpreendidos pela projeção de seus nomes na tela e pela exibição de um filme que marcou o relacionamento deles. Toda a ação foi filmada e deu origem à série de vídeos.

Post pago

A Polícia Civil do Paraná publicou um post patrocinado no Facebook para dar destaque ao texto de despedida do ex-delegado-geral Riad Braga Farhat. O deputado federal Fernando Francischini assumiu ontem a Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Ainda na semana passada ele se reuniu com o governador Beto Richa para definir os nomes que comandarão as polícias Militar e Civil a partir de 2015. Ficou decidido que o coronel César Vinícius Kogut permanecerá no cargo de comandante-geral da PM. Já o delegado-geral da Polícia Civil deverá ser Julio Cezar dos Reis.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]