• Carregando...
 | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

A pedida para este domingo à tarde é escolher um livro na estante de casa e se mandar para o Galpão Thá Cultural (Rua Riachuelo, 110, Centro). A doação de um romance ou qualquer outro gênero serve de passaporte para participar da 1ª Festa da Freguesia do Livro, que ocorre das 15 às 18 horas. Haverá oficina de origami, ilustração, contação de histórias e papo com escritores.

Logística literária

O projeto "Freguesia do Livro" teve início há dois anos, por iniciativa das fonoaudiólogas Josiane Mayr Ribas (à direita) e Ângela Marques Duarte. Em pouco tempo a ideia – simples qual o quê – abalou a quietude dos programas de leitura em geral. Ângela e Josiane guardam numa garagem os livros que recebem em doação. Ali "dão um trato" nos volumes e os separam de acordo com a necessidade das bibliotecas que lhes fazem pedido – e são muitas. Desse modo, evitam que os livros indesejados sejam simplesmente despachados para a primeira sala de leitura. Nada de seções infantis ganharem livros de Direito, que ficarão tomando poeira num canto.

Como participar

Josiane e Ângela recebem pedidos de todas as divisas do Brasil. Para fazer as famosas caixinhas da Freguesia – artesanais, pintadas, verdadeiros objetos de desejo – chegarem até o destino, usam dos préstimos de caminhoneiros e viajantes em geral. Aliás, qualquer um de nós pode ser um deles. O endereço eletrônico: freguesiadolivro.wordpress.com.

Migração

Marquises e vitrines são os espaços mais procurados por moradores de rua para passarem a noite protegidos. No Cabral, a construção de um novo prédio fez com que muitos mendigos trocassem de ponto: saíram de um mercado e foram para debaixo da nova marquise. Durante o dia, para não perderem os colchões, cobertores e papelões que usam para se aquecer à noite, guardam todo o material embaixo de uma estação-tubo, a Bom Jesus.

Eventos concentrados

A estudante de doutorado da UFPR Lígia Barizone criou um site que pode ajudar quem está na universidade. O site divulga gratuitamente congressos, seminários e encontros científicos. O endereço é www.listadecongressos.com. Os eventos são separados conforme a área do conhecimento e facilitam a consulta pelos estudantes.

Ultrassonografia 4D

Essa é para pais e mães "grávidos": um novo aparelho de ultrassom disponível em Curitiba produz imagens ainda mais realistas e precisas dos traços fisionômicos do bebê (foto). O equipamento Voluson E8, que utiliza o software 4D HD Live, é ofertado pelo Instituto da Mulher e Medicina Fetal (IMMEF) Concept. A gestante que quiser fazer o exame, entre 24 e 32 semanas de gestação, pagará em torno de R$ 300.

24 quadros por segundo

"Eu sou pobre, negra, posso até ser feia, mas, Deus do céu, eu estou viva!"

A frase foi retirada do filme A cor púrpura, de 1986.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]