• Carregando...
 | Antonio Costa/ Arquivo Gazeta do Povo
| Foto: Antonio Costa/ Arquivo Gazeta do Povo

Hoje, o arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto (foto), completa 60 anos de ordenação sacerdotal. Dom Pedro se tornou padre pela imposição das mãos de dom Manuel da Silveira D’Elboux, em 6 de dezembro de 1953, e viria a subsituí-lo como arcebispo de Curitiba em 1970, após passar quatro anos como bispo auxiliar da capital paranaense. Dom Pedro ficou à frente da Arquidiocese de Curitiba até maio de 2004. Nesse período, criou 74 novas paróquias e organizou a passagem do Papa João Paulo II por Curitiba, em junho de 1980. Um perfil de dom Pedro publicado pela Gazeta do Povo em 2010 revela mais sobre a vida do arcebispo, que ama História, foi educado no dialeto vêneto e, durante a ditadura, já como bispo e rotulado como "conservador", batia à porta dos generais para interceder por presos políticos.

Encontro frustrado

Os vereadores que participaram da CPI do Transporte Coletivo entregaram o relatório final das investigações para o prefeito Gustavo Fruet ontem pela manhã. Eles chamaram toda a imprensa para acompanhar a entrega, só esqueceram-se de informar a equipe da prefeitura sobre a convocação. E essa não foi a única entrega do dia. De tarde, os vereadores foram até o Ministério Público (MP-PR) para entregar o catatau para o procurador-geral, Gilberto Giacoia. A mesma coisa aconteceu: dezenas de pessoas chegaram ao local e a reunião, que seria fechada, acabou pública. Além de Giacoia, o promotor Paulo Ovídio dos Santos Lima, da promotoria de patrimônio público, também recebeu os vereadores.

Caravana

Clima de Natal também na estrada: a Caravana do Papai Noel vai levar arte para cidades do interior e litoral do estado. São duas caravanas que saem de Curitiba e levam o Papai Noel e seu baú de brinquedos para várias cidades. Neste ano, a festa fica por conta das companhias Trupe Parabolé e Companhia Rosy Greca. Entre hoje e domingo, as apresentações devem ocorrem em Coronel Domingos Soares, Reserva do Iguaçu, Turvo, São José da Boa Vista, Joaquim Távora e Jataizinho.

Então é Natal

Dezembro está aí e daqui a pouco já é dia de ceia de Natal. Quem gosta da data não pode perder as apresentações natalinas que estão ocorrendo em todo o estado. Em Curitiba, o Natal Encantado da Praça Santos Andrade já começou. De sexta a domingo, circo, dança, música e teatro vão tomar conta da praça, com as apresentações do Grupo Felchak, de Guarapuava, que estreia o espetáculo "Natal Iluminado".

Por falar em Natal...

A coluna quer saber: do que você não abre mão ao fazer a decoração de Natal da sua casa? Queremos conhecer seu Papai Noel, pinheirinho, presépio ou aquele enfeite especial que não falta nunca. Mande fotos para o e-mail entrelinhas@gazetadopovo.com.br

24 quadros por segundo

"Nós aceitamos o amor que acreditamos merecer." As aspas saíram do filme As vantagens de ser invisível", lançado no ano passado, que é uma adaptação do livro homônimo de Stephen Chbosky.

Colaboraram: Fernanda Trisotto e Marcio Campos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]