| Foto:

O serviço federal de atendimento telefônico Ligue 132, que informa e orienta dependentes e familiares sobre o consumo de drogas, recebeu nos três primeiros meses deste ano 320 ligações oriundas do Paraná. Destas, 183 vieram de Curitiba e 12, de Londrina. Ofertado dentro do programa federal "Crack, é possível vencer", o Ligue 132 funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo. As informações e a identidade dos usuários são mantidas em sigilo. O serviço orienta sobre estratégias de prevenção ao uso de drogas, informa quais são as características de pessoas dependentes e indica locais de tratamento. Além disso, o dependente (ou familiar) pode ser acompanhado por profissionais do Ligue 132, por meio de ligações periódicas. Quando há o consentimento do usuário, são agendadas datas para os atendimentos. Até março, por exemplo, das 12 ligações feitas de Londrina, oito aderiram ao serviço personalizado.

CARREGANDO :)

Embora tenha sido rebatizado recentemente pelo governo federal, o serviço telefônico existe há cerca de dez anos e era chamado de Viva Voz. A partir de janeiro de 2014, passou a atender pelo nome "Ligue 132/Viva Voz". Os atendimentos são realizados por universitários treinados, além de profissionais da área da saúde.

Jovens líderes

Publicidade

Divulgação

Quinze jovens mulheres, de 18 a 29 anos, com experiência em liderança comunitária e ativismo pelos direitos das mulheres, foram selecionadas por meio de edital público para integrar o Programa de Fortalecimento em Questões de Gênero e Juventude. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude (vinculada à Secretária-geral da Presidência da República) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Entre as jovens está a paranaense Isabela da Cruz (foto), 23 anos, integrante da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha. O programa do Pnud terá duração de nove meses e oferecerá treinamento em questões de gênero.

Grande pensadora

Reprodução/ Facebook

Publicidade

A polêmica virou piada! Na semana passada a foto de uma prova de Filosofia, aplicada a alunos de ensino médio numa escola do Distrito Federal, movimentou as redes sociais e a imprensa. O motivo: uma das questões se referia à funkeira Valesca Popozuda como "grande pensadora contemporânea". O professor que elaborou a questão, Antonio Kubitschek, disse que a intenção era chamar a atenção sobre o papel da imprensa "sensacionalista" no debate em torno do assunto. Depois da repercussão, uma página foi criada no Facebook para ironizar a situação: "Valesca Grande Pensadora". A página traz fotos de Valesca com legendas que citam nomes de filósofos e pensadores (foto). Um pouco de humor não faz mal a ninguém!

Páscoa Solidária

A entidade Reviver Down, de Curitiba, está arrecadando chocolates, ovos de Páscoa e caixas de bombons para a festa de Páscoa Solidária deste ano. Os chocolates serão entregues para as crianças e jovens Down, que participarão da festa de confraternização da associação, no dia 27 de abril, na Escola Primavera. A entidade atende 960 associados com síndrome de Down, em Curitiba e região metropolitana. As doações poderão ser feitas até o dia 25 de abril, em horário comercial, na MDC Consultoria Ambiental (Rua Professor Nilo Brandão, 358).

24 quadros por segundo

Publicidade

"A morte faz parte da vida. É o nosso destino."

A frase, sugerida pelo leitor Lineu Roberto Mickus, foi retirada do filme Forrest Gump, o contador de histórias. Ela foi dita pela mãe do protagonista.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Veja também
  • Haitianos se unem em associação
  • Razões para acreditar
  • Escola de Londrina exporta ilustradores
Publicidade