• Carregando...
 | Fundação Cultural de Curitiba
| Foto: Fundação Cultural de Curitiba

Os presentes para a "prefs" de Curitiba, pelo "casamento" com a prefeitura do Rio de Janeiro, continuam a chegar. A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) recebeu nesta semana a doação de uma obra exclusiva da artista carioca Alice Quaresma (foto). O presente foi dado pelo site "Turn to Art", que comercializa arte contemporânea. A obra, de 61 cm x 61 cm, faz parte da série "Ilha" e foi produzida com técnica mista, utilizando adesivo com lápis colorido sobre impressão fotográfica. A peça passará por uma avaliação da Comissão de Acervo da FCC para depois ser incorporada à coleção do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, localizado no Solar do Barão. A entrega foi feita na sede da Casa da Memória com a presença do Diretor de Patrimônio da FCC, Hugo Moura Tavares, e da curadora do site, Fernanda Marochi.

Pezinhos protegidos

A marca de calçados infantis Bibi fará amanhã a doação de 550 pares de sapatos para os pequenos atendidos pela Pastoral da Criança em Terra Boa, no Centro Ocidental do PR. A entrega será no Centro de Eventos Terra Brasil, onde as crianças cadastradas na pastoral da cidade também poderão participar de uma série de atividades especiais.

Homem-pássaro

Divulgação

"O Gralha", personagem de histórias em quadrinhos originalmente curitibano, vai ser homenageado amanhã na capital paranaense. Uma concentração de admiradores de HQs ocorrerá às 17 horas na Praça Osório, no Centro. De lá, os participantes seguirão em marcha até a Gibiteca (Rua Carlos Cavalcanti, 533). Às 19 h haverá o lançamento do novo álbum do herói, "Tão banal quanto original" (foto). No domingo, às 16 h, na Cinemateca, será apresentado o curta-metragem "O Ovo ou a Galinha", também com o herói. O Gralha foi criado no final da década de 1990 por um grupo de autores conhecido como Kracomics. Entre 1998 e 2000, as histórias do personagem foram publicadas no extinto Caderno Fun, da Gazeta do Povo.

Vereadores-mirins

Enquanto muita gente não quer nem saber de política, uma galerinha bem nova faz questão de se envolver com discussões sobre os problemas da sua cidade. Em Cascavel, no Oeste do Paraná, o projeto Câmara Jovem incentiva adolescentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio a encararem a política como algo capaz de transformar a sociedade. E eles se engajam de fato. Na noite desta quarta, foram diplomados 20 vereadores-mirins titulares e 19 suplentes. Esta é a 8ª legislatura da Câmara Jovem e na próxima semana será realizada a sessão que vai definir a nova mesa diretora. O projeto é organizado pelo Núcleo Regional de Educação e pela Câmara de Vereadores de Cascavel, com alunos de escolas públicas e particulares.

Motivação

Os vereadores-mirins podem utilizar a tribuna da Câmara para apresentar projetos e sugestões de interesse do colégio e do município. Camila Sailer Kletemberg, de 15 anos, foi reeleita. Ela diz que o primeiro mandato mudou sua maneira de ver a política. "Antes eu pensava que era só para adultos, mas não, o jovem também pode participar. Aqui vou fazer a diferença", afirma.

Artesanato

Começa hoje e vai até 19 de outubro, em Curitiba, a 7ª Art&Craft – Feira de Artesanato Internacional. Será no ParkCultural (anexo ao ParkShopping Barigüi), das 14 às 21 h (de segunda a sexta) e das 12 às 21 h (sábado e domingo). A feira trará produtos de 23 países e seis estados brasileiros, oficinas e apresentações artísticas. Entre as peças que serão expostas estão colchas, almofadas, esculturas, quadros e bijuterias. Os ingressos custam R$ 10. Mais informações: www.artcraft.com.br

Colaborou: Luiz Carlos da Cruz

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]