• Carregando...

Acaba de chegar à Suíça o "Dossiê Giovana". Trata-se de uma ampla documentação médica a respeito de Giovana da Silva Marca, de 6 anos, a menina que não conseguia vaga em escolas de ensino fundamental de Curitiba por ter problemas motores e necessidades especiais. A reportagem foi publicada nesta Gazeta no dia 29 de setembro. Cinco instituições de ensino recusaram a matrícula da garota, alegando falta de estrutura para a inclusão. A direção do Colégio Suíço Brasileiro, de Pinhais, procurou a família e fez uma proposta de bolsa de estudos parcial...

...Diante da falta de recursos, o colégio contatou uma instituição filantrópica na Suíça, que trata de assuntos educacionais, e que aceitou bancar a formação de Giovana para o ano que vem, e a partir daí, a cada ano, negociação será refeita. O diretor da escola então, a caminho da Suíça, levou toda a documentação elaborada pelos pais, para já antecipar a negociação da bolsa até o fim do segundo grau. O colégio tem outros dois alunos na mesma condição de Giovana, que também vão cursar a primeira série. Um presente de Natal e tanto para a família Marca.

A semana começa com um importante alerta dos médicos especializados no atendimento de queimados e trauma: os acidentes com fogos de artifício são responsáveis pela amputação dos membros – principalmente os dedos – de uma a cada dez pessoas que os manipulam. O ideal é que apenas profissionais preparados manuseiem os explosivos. O Hospital Vita Batel vai intensificar a campanha de conscientização, por conta das comemorações de Ano Novo.

Os donos de livrarias se queixam do desinteresse do público, que não quer mais saber de livros. Por outro lado, quem gosta de livros reclama do despreparo dos vendedores. Outro dia, uma leitora dessa coluna foi procurar um livro de Fernando Sabino. O vendedor precisou fazer uma busca no computador para checar se havia um livro na loja. Mas emperrou no sobrenome: diante da cliente, estarrecida, ele revelou que nãoconhecia aquele escritor. O mineiro Sabino, que foi um dos autores mais populares do Brasil, deve ter revirado no túmulo.

A Gazeta do Povo agradece e retribui os seguintes votos de boas festas: Mitra Arquidiocesana de Curitiba; deputado André Zacharow; Siemens; Interamerican ; José Alberto Pereira Ribeiro, da Associação Nacional de Empresas de Obras Públicas; Sanofi Pasteur Farmacêutica; Associação Brasileira de Agências de Viagem; TAM Linhas Aéreas; Legião Paranaense do Expedicionário; Bar do Vítor Restaurante e importadora La GVigne.

Bombeiros e motoboys têm um encontro marcado na terça-feira, dia 26, em Santa Felicidade. Não se trata de nenhum acidente, mas de uma homenagem especial que a equipe do SIATE vai receber durante a reunião de confraternização de fim de ano da empresa Fox Express. Cerca de 90 motociclistas vão participar do evento no restaurante Madalosso.

* Inglês nas férias de verão, em uma colônia gratuita. A CNA vai promover a quarta edição da colônia de férias, com jogos, filmes, culinária, arte e música. As atividades serão oferecidas de 15 a 19 de janeiro. Inscrições na escola CNA, pelo fone 3334-6458 ou no site www.cna.com.br.

* "Esta é a hora, única no ano todo, da véspera de Natal. Ela é sempre a mesma e sempre diferente."(Pearl S. Buck)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]