• Carregando...

Alheio a polêmicas como quem nasceu primeiro, o chorinho ou o jazz, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estuda a transformação do chorinho carioca como "patrimônio imaterial do Brasil". Frevo e samba estão com os processos bem adiantados. Com relação à polêmica surgida nos EUA, de que o choro deveria ser chamado de "jazz brasileiro", porque ambos os ritmos são baseados na improvisação, estudo publicado na Wikipédia deixa tudo claro: o choro é mais antigo que o jazz e deriva da polca européia, ao passo que o jazz é um ritmo africano.

Comerciante estabelecido no Bairro Água Verde faz algumas considerações sobre o "carro dos sonhos", "das tortas" e outros do tipo. Para ele, esse tipo de comércio é irregular e perigoso. No aspecto sanitário, os veículos não são isotérmicos e os produtos, altamente perecíveis, ficam expostos ao sol por muito tempo, além de serem manipulados pela mesma pessoa que dirige o carro, faz o troco e cumprimenta as pessoas na rua, sem usar luva e sem ter água à disposição. Além disso, diz, a produção normalmente se dá em fundo de quintal, sem fiscalização da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária e sem acompanhamento de nutricionistas, itens cobrados de quem se estabelece legalmente...

Já em relação ao aspecto fiscal, o comerciante lembra que esse tipo de comércio é uma grande fonte de sonegação de impostos, pois não há a emissão de nota fiscal. Já o comércio legal é obrigado a recolher GFIP, GPS, ICMS, Imposto Sindical e outros, relaciona.

Moradores do Bairro Xaxim cobram da Copel uma solução para as constantes quedas de luz, principalmente no Jardim Esmeralda. Depois do temporal de 25 de fevereiro, que deixou a região sem energia por 7 horas, os apagões se repetem. Só nesta semana foram quatro ocorrências, três delas num único dia. Os moradores não agüentam mais e já comunicaram a Copel que, se tiverem problemas em aparelhos eletrônicos, irão processá-la.

No país mais fumante da União Européia – 34% da população alemã fuma regularmente –, a prefeitura de Berlim trabalha para transformar a capital alemã em cidade livre de tabaco. A proibição do tabagismo, por consideração à saúde pública, já poderá entrar em vigor em janeiro próximo, incluindo não apenas edifícios públicos, como todos os bares e restaurantes da cidade. A cada ano, quase 140 mil alemães morrem de moléstias relacionadas ao fumo, e 3 mil fumantes passivos também têm o mesmo destino anualmente.

Quem gosta de cultura, mas nem tanto de teatro, tem a opção do Domingo no Câmpus, programa do UnicenP que oferece música erudita nas manhãs de domingo. Hoje é dia do Quarteto de Clarinetas Clarino, formado por músicos radicados em Curitiba. A apresentação é no Teatro UnicenP (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido) às 11 h. Ingressos a R$ 10.

A partir de amanhã, segunda-feira, e até 5 de abril, todos os 21 mil cartórios brasileiros serão postos de arrecadação de latas de leite em pó, que serão doadas a instituições de apoio aos portadores de câncer de todos os estados brasileiros. Promoção da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg).

A Kraft Foods vai dedicar parte da receita de vendas da Linha Pascoal à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de São Paulo. No ano passado, a entidade paulista recebeu R$ 200 mil, utilizados na construção de uma piscina para hidroterapia.

"A vida não é uma vela breve para mim. Ela é um tipo de tocha esplêndida que temos que segurar por um tempo, e eu quero fazê-la queimar tão brilhante quanto possível antes de passá-la para gerações futuras." (George Bernard Shaw)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]