• Carregando...
 | Simone Maurina
| Foto: Simone Maurina

São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis foram palco de manifestações inusitadas no sábado passado. Ciclistas das três capitais se reuniram para uma "pedalada pelada", como forma de chamar a atenção para a falta de segurança no trânsito das grandes cidades. As mobilizações também ocorreram em outras partes do mundo, em um movimento que é conhecido como World Naked Bike Ride (WNBR). Os cicloativistas de Curitiba não aderiram, embora alguns tenham cogitado a ideia de conclamar os ciclistas a pedalar sem roupa no fim deste mês.

Não vai ser neste ano, porém, que a "pedalada pelada" voltará à capital. Apesar de defender a ideia, o cicloativista Jorge Brandt, um dos "cabeças" da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu), reconhece que Curitiba não possui tradição no movimento e muitos ciclistas têm resistência quanto a esse tipo de mobilização.

Vale lembrar que Curitiba já teve seu momento de naturismo sobre duas rodas. Em 2008, no Dia Mundial Sem Carro, lembrado em 22 de setembro, um grupo de ciclistas pedalou sem roupa entre a Reitoria da UFPR e a prefeitura, no Centro Cívico (foto).

Certidões on-line

A partir de hoje, quem precisar de segunda via de certidão de nascimento, casamento ou óbito registrada em qualquer cartório do Paraná poderá solicitar o documento pela internet. O portal E-Certidões é uma iniciativa do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais (Irpen-PR). Em breve também cada um dos 540 cartórios paranaenses irá funcionar como um banco estadual de dados. O sistema entrará em operação em Curitiba e região, mas em breve será levado a outras regiões do estado.

Sono

5% da população brasileira sofre de sonolência durante o dia, fruto das noites maldormidas. E, para identificar possíveis distúrbios do sono nas cerca de mil pes­soas que passam diariamente pelo Hospital An­gelina Caron, serão realizadas hoje, das 10 às 16 ho­ras, avaliações gratuitas. A ação antecipa o Dia Mundial do Sono. Uma cartilha com 12 dicas essenciais sobre "higiene do sono" será distribuída aos participantes. A campanha coincide com a cria­ção da unidade de medicina do sono do Serviço de Otorrinolaringologia do hospital. Ela vai oferecer tratamento especializado a usuários da rede pública. Mais informações: www.hospitalangelinacaron.com.br.

Múmias cardíacas

Um grupo de médicos e especialistas realizou uma pesquisa com múmias do Egito, Peru e Alasca para descobrir se já existiam doenças cardíacas antes da fase pré-industrial. Foram examinadas 137 múmias com tomografias computadorizadas e os resultados revelaram que 34% possuíam alguma doença cardíaca. Esse foi o primeiro estudo que pesquisou problemas cardíacos em múmias de outros locais além do Antigo Egito e é a maior pesquisa já realizada sobre o tema.

A pesquisa foi publicada nesta semana na revista médica americana The Lancet. Um dos autores do estudo, o cardiologista norte-americano e pesquisador Dr. Gregory Thomas, estará em Curitiba no dia 26 de abril, no Simpósio Satélite da Quanta Diagnóstico e Terapia, no Congresso Paranaense de Cardiologia, no Expo Unimed, para falar sobre a descoberta.

* * * * *

Colaborou Rafael Waltrick

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]