• Carregando...
 | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

A coluna mostrou no último sábado que, para amenizar o desconforto dos passageiros do transporte público, moradores de Curitiba construíram por conta própria bancos de madeira em pontos de ônibus. Mas não é só nos abrigos que os banquinhos são bem-vindos. Moradores e comerciantes sabem disso e fazem a sua parte para a instalação desses pequenos equipamentos coletivos que dão mais vida à cidade. Há 27 anos, o economista Peno Ari Juchem, de 73 anos, construiu um banco de madeira de lei na calçada em frente da sua casa (foto), no Jardim das Américas. "Virou um banco público", diz ele. Ali as pessoas namoram, fofocam, batem papo e descansam. O local também é ponto de encontro de uma roda de chimarrão. Peno conta que o assento comporta umas cinco pessoas – mas o número pode crescer se entre os usuários houver namorados.

Festejos

A presença do equipamento é comemorada de cinco em cinco anos, com um encontro de vizinhos e conhecidos ao redor dele. A cada festa se reúnem de 30 a 40 pessoas. Na última, houve até a confecção de uma placa comemorativa. O próximo festejo será no dia 16 de abril de 2017, quando o banco completará 30 anos.

Comércio

Divulgação

O comércio também tem seus bons exemplos. Em frente do Hacienda Café, na Alameda Prudente de Moraes (Centro), banco feito com o portão antigo de uma casa (foto), e integrado ao jardim do estabelecimento, ganhou a simpatia dos frequentadores e de quem passa pela região. "Há três semanas, uma árvore na frente do café acabou caindo e arrancou o banco. O pessoal achou que eu iria tirar o assento e reclamou", conta Canaití Bejarano, 41 anos, proprietário do Hacienda.

Desconto pegadinha

Em Curitiba, uma grande rede de farmácias anuncia em cartazes "preços incríveis" nos anticoncepcionais. Mas uma consumidora alerta: o desconto é falso, já que os valores subiram e, com a promoção, voltam ao patamar anterior. Anticoncepcional que antes era vendido a, no máximo, R$ 29 é ofertado agora a R$ 35. Para conseguir o abatimento, a cliente precisa fazer o cadastro em um programa de relacionamento da empresa.

Sem concorrência

Ainda sobre a rede de farmácias, outra consumidora deixou de frequentá-la por motivo parecido. Tarde da noite, após sair do trabalho, ela entrou no estabelecimento para comprar o anticoncepcional de rotina e reparou que o valor estava bem acima daquele normalmente cobrado. Ao questionar a atendente, recebeu como resposta: "Neste horário não damos desconto, porque muitas farmácias já estão fechadas e não temos concorrência". Tá bom ou quer mais?

Apoio a projetos ambientais

Os interessados em concorrer ao apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para a realização de projetos de conservação de ecossistemas paranaenses devem se apressar. As inscrições podem ser feitas até domingo, 31 de agosto, no site www.fundacaogrupoboticario.org.br, na seção "Editais", onde estão descritas as linhas de apoio e as exigências específicas de cada uma delas. Os editais selecionarão pesquisas realizadas em qualquer ecossistema do Paraná, em todas as regiões do estado, inclusive a Zona Marinha.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]